Redação Direção Concursos • 12/02/2021
O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu ao afirmar, na última quinta-feira (11/2), que o concurso PF registrou 450 mil inscrições de candidatos interessados em uma das 1.500 vagas para cargos de nível superior (concurso PRF).
AULA PRESENCIAL NA VÉSPERA DA PROVA: GARANTA SUA VAGA!
A informação tem fundamento, no entanto, não corresponde ao número total de inscritos e sim ao número de boletos gerados. Ou seja, sempre que um interessado gerar um boleto o número aumentará e sofrerá alteração, mas inscrição só é considerada efetiva após o pagamento do documento.
Tal número pode ser considerado o número de inscritos no edital? Não exatamente.
Para exemplificar de maneira clara e objetiva, a equipe de jornalismo do Direção Concursos simulou a inscrição no concurso PF e PRF onde foi comprovado o número de boletos gerados.
Na data do dia 12 de fevereiro, data em que se encerra as inscrições do concurso PRF, foi gerado o número de 397.035 (leve em consideração apenas os 6 últimos dígitos do número em destaque):
AULA PRESENCIAL NA VÉSPERA DA PROVA: GARANTA SUA VAGA!
O valor é bem acima do número do boleto gerado no dia 27 de janeiro, também para o concurso PRF. Conforme o enviado por um dos candidatos ao certame, o número do boleto de inscrição era de 92.306, veja detalhes:
No cartão de confirmação de inscrição do mesmo candidato, gerado após o pagamento do boleto e quando a inscrição pode ser considerada oficialmente efetuada, o número é ainda menor (114.140), veja:
A mesma projeção pode ser levada em consideração para o concurso da Polícia Federal, apontada por Jair Bolsonaro. Observe o boleto de inscrição gerado por um dos candidatos no dia 25 de janeiro:
O número também sofre uma redução considerável a partir do memento em que o mesmo candidatos recebe o cartão de confirmação da inscrição, ou seja, após o pagamento do boleto:
A diferença do boleto gerado entre a inscrição efetuada apresenta que 80,82% dos candidatos que geraram o boleto realmente efetuaram a inscrição.
Cabe salientar que trata-se apenas de uma previsão, levando em conta o cenário apresentado no caso do dia 25/1.
Se o parâmetro for levado em consideração a partir do número anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, onde 450 mil boletos foram gerados, 363.690 candidatos teriam finalizado a inscrição no concurso PF.
De toda forma, os número são considerados altos no concurso PRF e na PF, o que, de acordo com o professor e especialista em concursos públicos Arthur Lima, deve-se ao atual cenário econômico do Brasil:
“Devido ao cenário atual, com poucas oportunidades federais nas demais áreas, os certames policiais juntam um número maior de interessados. O número de vagas também é atrativo. Quem estudava para a área fiscal, por exemplo, viu alguma similaridade entre as matérias. Esses fatores podem explicar o alto número de inscritos na PF e PRF”, pontuou.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.