Juliane Freitas • 02/02/2024
Diversas alterações nas carreiras da Justiça Federal têm sido debatidas, provocando manifestações entre as classes de Técnicos e Analistas, e o concurseiro interessado em concurso público nesta área deve ficar atento!
Trata-se de um ofício encaminhado pela Anajus (Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do MPU) ao presidente do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) manifestando preocupação quanto ao futuro da carreira de Analista Judiciário.
Isso porque, recentemente, o Conselho Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal Federal receberam uma proposta de Anteprojeto de Lei que visa unificar as carreiras de Analista, Técnico e Auxiliar Judiciário. As movimentações para a unificação das carreiras surgiram após a implementação da Lei nº 14.456/2022, que alterou a exigência de escolaridade do cargo de Técnico, passando do nível médio para o nível superior.
Nesse contexto, a Anajus teme que a gradativa reorganização da carreira de Técnico, com reajuste de salários e novas atribuições (mais complexas), acabem por reduzir a importância do cargo de Analista para o Poder Judiciário da União.
Vale lembar que, conforme noticiado pelo Direção Concursos, o anteprojeto anteprojeto encaminhado pela Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) ao STF prevê, entre outras providências, reajuste salarial de até 126% para Técnicos e 73% para Analistas. Dessa forma, haveria uma sobreposição entre as tabelas salariais dos dois cargos. Veja mais detalhes deste anteprojeto.
De acordo com a Anajus, a intenção é buscar junto ao STF a valorização do cargo de Analista Judiciário, tendo em vista seu relevante papel no apoio especializado à Justiça Federal.
Confira trecho do ofício na Anajus:
É importante destacar que diversos concursos públicos para a Justiça Federal estão previstos neste ano de 2024, com centenas de oportunidades em diversas áreas.
Confira, a seguir, os principais concursos para a Justiça Federal com editais previstos para este mês de fevereiro:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) já conta com a banca organizadora contratada, sendo o Cebraspe responsável pelo certame.
A expectativa é que o edital de abertura possa ser publicado no mês de fevereiro, quando termina o prazo de validade do último concurso TRE Paraná (participante do certame único).
Serão 520 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, para os cargos de Técnico e Analista Judiciário em diversas especialidades. Vale mencionar que a LOA 2024 prevê 2.066 provimentos para o TSE.
Os salários inicias dos aprovados, a partir de fevereiro de 2025, serão os seguintes:
Se você está se dedicando ao TSE Unificado, o Direção Concursos tem uma novidade excelente para você! Preparamos uma lista completa de materiais gratuitos, onde reunimos recursos essenciais para sua preparação. Lá, você encontrará tudo o que precisa, desde eBooks até vídeos de resolução de questões, eventos gratuitos e muitas informações
Visite nossa página de materiais gratuitos e dê um grande passo rumo à realização do seu sonho. Entre no nosso site agora:
ACESSE NOSSA PÁGINA DE MATERIAIS GRATUITOS
Já o concurso para o TRF1(Tribunal Regional Federal da 1° Região), será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo o extrato de contrato sido publicado no início de janeiro. Dessa forma, a abertura do certame poderá ocorrer a qualquer momento.
O edital ofertará 25 vagas imediatas, além de oportunidades para formação de cadastro reserva, para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, em diversas áreas.
De acordo com o contrato, as provas serão aplicadas nas seguintes cidades:
1. Belém/PA;
2. Boa Vista/RR;
3. Brasília/DF;
4. Cuiabá/MT;
5. Goiânia/GO;
6. Macapá/AP;
7. Manaus/AM;
8. Palmas/TO;
9. Porto Velho/RO;
10. Rio Branco/AC;
11. Salvador/BA;
12. São Luís/MA; e
13. Teresina/PI.
O TRF1 tem sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Confira mais detalhes do contrato do concurso TRF1!
O concurso para provimento de servidores no TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) será organizado pelo Instituto AOCP e o edital poderá ser publicado a qualquer momento!
O certame ofertará vagas em cadastro reserva para Técnicos e Analistas, nas seguintes áreas:
Os salários iniciais variam entre R$ 9.052,54, para Técnicos, e R$ 14.852,66, para Analistas.
O TRF2 é sediado no Rio de Janeiro e tem sob sua jurisdição os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.