Maurício Miranda Sá • 15/04/2020
Como é de conhecimento geral, o ano de 2020 reserva muitas oportunidades para diversas áreas do serviço público no país, dentre elas a legislativa.
São esperadas, além da retirada de suspensão de concursos adiados devido ao Coronavírus, a publicação de editais para concurso de diversos órgãos em todo o território nacional.
Nesta matéria, listamos os principais órgãos da área legislativa que pretendem lançar edital assim que o país voltar à normalidade, bem como a situação em que se encontra atualmente.
O concurso Senado 2020 é, sem sombra de dúvidas, o mais esperado deste ano. São previstas 20 vagas, com salários de até R$ 33 mil.
Com autorização publicada em 2019, a seleção estava prevista com certa celeridade, mas devido ao momento atual, a comissão responsável decidiu que vai esperar o “pleno restabelecimento do país” para tornar público o edital.
Por outro lado, o concurso Câmara dos Deputados não está tão próximo assim. Mas há chances de ele acontecer antes do que muitos acreditam.
Isso devido à afirmação do deputado Rodrigo Maia, presidente, de que uma nova seleção poderia se tornar realidade, caso houvesse uma reforma administrativa na casa, o que está próximo de acontecer.
Outro detalhe que precisa ser levado em consideração é que a Lei Orçamentária de 2019 previu 197 vagas para o órgão. São 70 para provimento de cargos efetivos, e a Câmara não tem concurso vigente.
O concurso ALECE, Assembleia Legislativa do Ceará, está com edital publicado para o provimento de 100 vagas e inscrições abertas até 30 de abril.
A banca responsável pela seleção é a Cebraspe/ Cespe e, até o momento, o órgão não informou se haverá suspensão das provas, as quais estão agendadas para o dia 12 de julho.
O concurso para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo está confirmado pelo órgão, mas sem determinar prazos para escolha de banca, publicação do edital e provas.
A realização do concurso foi feita pelo presidente do órgão, deputado Erick Musso, em dezembro de 2019, e a previsão é de 100 vagas.
É previsto, para breve, o edital do concurso Assembleia do Rio Grande do Norte. Quem diz isso é Augusto Viveiros, diretor-geral da ALRN.
O certame já é aguardado desde 2019, mas somente agora o órgão entrou em processo de escolha de banca e, segundo o Portal N10, a secretaria de Gestão de Pessoas garantiu edital para até junho de 2020, com 135 vagas.
Quase uma lenda, o concurso Assembleia Legislativa de São Paulo é aguardado desde julho de 2018, quando foi autorizado.
Conforme diz a ALESP, há um estudo para avaliar o déficit no quadro de pessoal no órgão.
Antônio Andrade, presidente da Assembleia do Tocantins, disse em entrevista para o Jornal Opção (em 2019) que pretende lançar edital em breve.
A pretensão, à época, era de edital publicado em julho daquele ano (2019), o que acabou não acontecendo. Em 2016, o edital AL TO foi cancelado por irregularidades.
O concurso Assembleia Legislativa do Maranhão está com comissão formada desde 2019, quando tornou pública resolução 726 focada na realização da seleção.
O próximo passo é a elaboração do Projeto Básico que dará subsídios para a publicação de um novo edital.
Em novembro de 2019, no apagar das luzes daquele ano, uma grande notícia para os concurseiros de Goiás: concurso Câmara de Goiânia foi autorizado.
O edital, porém, será realizado apenas para candidatos que sejam pessoas com deficiência.
Quem não gostaria de viver na Ilha da Magia? Após 30 anos de espera, foi confirmada a realização de um novo concurso Câmara de Florianópolis.
A informação veio do site oficial do órgão e prevê 29 vagas entre aqueles de provimento imediato e para formação de cadastro de reservas.
Jeová de Alencar, presidente da Câmara, afirmou que um novo edital para a concurso Câmara de Teresina, no Piauí, deve ser publicado até março deste ano (2020).
A comissão já trabalha para buscar a banca responsável pela realização do certame e elaboração do edital. A celeridade vem devido a uma decisão judicial.
No início do mês de abril deste ano (2020), tornou-se pública a banca que será responsável pelo concurso Câmara de Olinda. A escolhida foi a AOCP.
São previstas 14 vagas para os cargos de Analista Legislativo, Técnico Legislativo e Auxiliar Legislativo e o edital deve ser publicado em breve.
Entre os dias 14 e 16 de abril, o Direção Concursos preparou uma série de eventos que vão levar você a aprovação no concurso Senado 2020.
Em tempos de crise, dúvidas e indecisões podem surgir. Concursos Públicos ou empresa privada? Devo desistir do meu sonho? Acalma o coração e confira nossa semana especial com o QConcursos, a qual vamos te dar dicas valiosas e abrir sua mente.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.