Katharine Mota • 26/01/2022
Os candidatos ao concurso MPE TO (Ministério Público do Estado do Tocantins) devem providenciar o comprovante de vacinação para realizar as provas que acontecem no próximo final de semana, nos dias 29 e 30 de janeiro.
A decisão, que saiu na mesma semana de realização das provas do concurso público e foi publicada com urgência, estabelece que a Cebraspe providencie medidas no prazo máximo de 24 horas. Com isso, um comunicado deve ser publicado pela banca nas próximas horas.
A banca organizadora do certame deve exigir dos candidatos o comprovante de vacinação contra a Covid-19 como condição para realização das provas, sob pena de suspensão e remarcação das avaliações. Veja abaixo um trecho da liminar:
A decisão foi proferida pelo relator Daniel Carnio Costa, representante do Conselho Nacional do Ministério Público. O concurso MPE TO oferece 7 vagas e mais a formação de um cadastro de reserva, com salários que chegam a R$ 28.884,20.
Ainda segundo a decisão, o comprovante de uma dose da vacina ou da vacina única serão aceitos para ingresso nos locais de provas com mais de 200 pessoas.
[poll id=”36″]A determinação foi uma resposta a um Pedido de Controle Administrativo recebido pelo Conselho. Nos autos o requerente justifica o pedido informando que o concurso público MPE TO ignora as regras sanitárias das autoridades locais e que ainda estão em vigor em Palmas, capital do estado e local de realização das provas.
No edital de abertura do concurso público não existe a previsão para que os candidatos inscritos e demais envolvidos na aplicação das provas apresentem o comprovante de vacina, conforme os decretos estaduais estabelecem para conter o avanço da pandemia.
No Tocantins a realização de eventos em ambiente fechado, público ou privado, locais com mais de de 200 pessoas devem exigir a vacinação. Os decretos que determinam a obrigatoriedade do comprovante e que justificam a decisão são:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Além das justificativas feitas com base nos decretos mencionados acima, o pedido menciona que a medida busca evitar a propagação da variante Ômicron e a proliferação dos casos de gripe. Portanto, ao não exigir a vacina o MPE TO e a Cebraspe violam as medidas de prevenção emanadas pelo estado do Tocantins.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.