Juliane Freitas • 18/09/2023
O governo quer “rever” a forma como é realizado o concurso público no âmbito federal.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, uma reforma administrativa realizada “nos termos corretos” seria positivo para o governo federal. A declaração foi feita durante entrevista ao Canal Livre, na BandNews TV no último domingo, 17 de setembro.
Durante o programa, o ministro defendeu uma revisão na realização de concursos públicos e na execução dos estágios probatórios, momento que o servidor ainda não adquiriu a estabilidade na carreira:
“A reforma administrativa, para mim, tem que rever concurso público. Os concursos ainda são muito malfeitos, ainda selecionam de forma enviesada, não são os mais adequados. O estágio probatório tem que ser levado a sério, se a pessoa não tem vocação para o serviço público, elimina. Isso não é demérito”, destacou Fernando Haddad.
O ministro reforçou, ainda, uma análise sobre os aspectos necessários para um bom serviço público:
“Se a gente selecionar bem, se a gente fizer um bom estágio probatório, se a gente fizer uma boa progressão de carreira, uma progressão de carreira que efetivamente leve em conta o desempenho, você tem os ingredientes necessários para ter um bom serviço público”, completou.
Vale lembrar que, recentemente, o governo federal anunciou a realização de um Concurso Nacional Unificado, com o intuito de dar provimento às mais de 8 mil vagas autorizadas em 2023 para diversos órgãos do Poder Executivo Federal.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O certame será realizado através da aplicação de provas em um único dia, em 179 municípios,abrangendo todas as regiões do país.
A seleção seguirá as principais características abaixo:
Os editais serão publicados segmentados por blocos temáticos, com diversos cargos de uma mesma área. O candidato deverá se inscrever para concorrer não a um cargo específico, mas a uma área. Confira como será a distribuição dos cargos e vagas entre os blocos temáticos!
Em relação ao cronograma, veja as principais datas que foram propostas, inicialmente, pelo governo federal:
Até o momento, os seguintes órgãos e Ministérios já confirmaram participação do Concurso Nacional Unificado:
Confira mais detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.