Adriele Silva • 31/08/2023
Nesta quinta-feira (31), o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2024 (PLOA) foi apresentado ao Congresso Nacional e trouxe um panorama geral acerca das despesas públicas referentes ao cenário do concurso público para o próximo ano.
Para a esfera Executiva a notícia é boa, já que 40.555 vagas estão previstas, sendo divididas em:
Com relação ao primeiro tópico, referente a criação e provimento de cargos e funções, têm-se a seguinte subdivisão:
Já no que se refere ao tópico de fixação de efetivos (militares), a divisão consistirá na distribuição de 9.589 vagas nas áreas de aeronáutica, exército e marinha.
De acordo com o documento apresentado ao Congresso Nacional nesta quinta (31), serão investidos mais de 6 bilhões de reais para a contratação de novos servidores. Deste montante, 4,7 bilhões será encaminhado ao Poder Executivo, 245 milhões ao Legislativo e 966 milhões ao Judiciário.
A expectativa é que a Comissão Mista de Orçamento analise a proposta para, só então, encaminhá-la à votação em sessão conjunta do Congresso.
Vale frisar que o Projeto de Lei Orçamentária Anual não deve ser visto como uma obrigação de contratação para o Governo Federal, já que representa apenas as autorizações para provimento de cargos públicos.
Confira o arquivo na íntegra aqui!
Confira, a seguir, concursos públicos federais com editais previstos:
O Concurso ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) já teve sua comissão formata e visa ofertar 50 oportunidades para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres.
O concurso ATPS para Analista Técnico de Políticas Sociais já está em andamento e pretende disponibilizar 500 vagas de nível superior. As vagas serão divididas entre os Ministérios da Educação (70), da Justiça e Segurança Pública (30), dos Direitos Humanos e da Cidadania (40) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (360).
O Concurso EPPGG já está em andamento e, em agosto, o processo referente a sua realização estava com a Diretoria de Provimento e Direcionamento da Força de Trabalho, da Diretoria da Gestão de Pessoas do MGI. O certame foi autorizado para preenchimento de 150 vagas para nível superior.
O Concurso ANS já foi autorizado para o provimento de 35 vagas que devem ser especificadas futuramente. Vale lembrar que a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou 2.480 novas vagas de concursos federais, sendo que estas foram divulgadas no segundo pacote de autorizações.
Acompanhe a linha do tempo, abaixo, e veja como será a distribuição das 8.330 vagas em concursos federais, autorizadas até agora:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.