Torgan Magalhães • 09/05/2024
Os deputados federais, Túlio Gadelha (REDE-PE) e Afonso Motta (PDT), propusera projetos de lei que obrigam os editais a preverem o adiamento da realização da prova de concurso público em casos de desastres naturais!
A proposta de Gadelha visa alterar a lei 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos. O projeto de lei inclui um artigo que prevê que novos editais de certames terão de presumir, obrigatoriamente, a possibilidade de adiamento das provas caso o poder público decrete estado de calamidade.
Já Afonso Motta pede que caiba ao Ministério da Gestão e da Inovação uma busca ativa para encontrar as pessoas aprovadas, garantindo que aqueles que perderam seus documentos ou tiveram seu acesso à comunicação comprometido possam ser identificados e assumir suas posições.
Além disso, o mesmo propõe a suspensão de todos os prazos de concursos estaduais e municipais no Rio Grande do Sul para o ano de 2024, com a chance de leis estaduais ou municipais específicas reabrirem os prazos caso necessário.
Importante ressaltar que o Concurso Nacional Unificado teria as provas realizadas neste domingo (5), no entanto, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul fizeram com que o governo federal optasse por adiá-las.
A ministra do Ministério da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, informou que a nova data deverá ser anunciada em duas semanas. Além disso, fontes do MGI afirmaram, ao jornalista Victor Gammaro, que a nova retificação irá conter cláusulas contra novos adiamentos.
Veja os projetos de lei do deputado federal Túlio Gadelha e Afonso Motta na íntegra!
Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.
Adiado por conta das fortes chuvas no estado gaúcho, o Concurso Nacional Unificado é a principal oportunidade de concurso público para o ano de 2024!
São ofertadas 6.640 vagas para cargos de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. As oportunidades são distribuídas da seguinte forma:
Os aprovados farão jus a salários iniciais entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).
As provas do CNU, que terão novas datas divulgadas em duas semanas, serão compostas por:
Vale destacar que a ministra Esther Dweck afirmou que as provas não irão sofrer alterações.
Você já considerou a possibilidade de se preparar para um concurso público? Nós entendemos que o processo pode parecer desafiador e que você acredita que isso não é para você, mas estamos aqui para mostrar que é totalmente viável conquistar uma vaga de emprego estável e garantir sua segurança profissional a longo prazo, com melhores salários e condições de trabalho.
Quer saber mais? Esteja conosco no evento online gratuito dia 06/05 às 8h da manhã, para aprender tudo você precisa estar inscrito e participar ao vivo neste evento único.
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.