Lorena Rodrigues • 09/12/2022
Você sabia que a alimentação pode influenciar o resultado da sua jornada de aprovação em concurso público? O nutricionista André Santos explica!
Segundo o especialista, ter uma dieta equilibrada pode fazer toda a diferença durante os estudos. “O cérebro funciona melhor se o candidato investir no consumo de nutrientes adequados, como bons carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras boas, além da hidratação diária necessária”, explica.
Além disso, ele ressalta que uma dieta errada pode acarretar em falta de memória, algo que pode prejudicar o desempenho do estudante.
“Frequentemente recebo pacientes em consultório que se queixam de raciocínio e memória ruins e quase sempre isso é causado por uma dieta pobre em qualidade e por vezes baseadas em Fast Foods, excesso de industrializados, açúcares, gorduras ruins”, conta.
O nutricionista destaca que assim como um atleta precisa seguir uma rotina antes de qualquer competição, o mesmo vale para um candidato que está concorrendo a uma prova de concurso:
“Assim como um atleta na competição não deve fazer nada diferente do que faz nos treinos, é importante que o candidato também não faça em dias de prova. O estudante deve investir em uma alimentação leve, de fácil digestão, que não vá gerar desconfortos gástricos nesse momento de maior estresse e ansiedade”.
Veja abaixo as principais dicas para uma dieta que pode te auxiliar na aprovação!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
De acordo com o especialista, existem alguns alimentos que o candidato pode investir em suas refeições, que podem auxiliar na concentração durante os estudos, bem como no dia da prova, são eles:
Vale lembrar que o nutricionista reforça que durante a realização da prova é muito importante que o candidato mantenha-se sempre bem hidratado.
Assim como existem alguns alimentos que podem auxiliar o candidato durante a sua jornada de estudos, também tem aqueles que não são recomendados, principalmente no dia da aplicação da prova, são eles:
De acordo com André, alimentos que contém muita gordura dificultam a digestão, podendo assim gerar uma sensação de mal-estar no candidato. Além disso, alimentos com muito açúcar também são prejudiciais pois geram aumento da glicemia e maior sonolência durante as horas seguintes.
Segundo o especialista, é preciso entender que há pessoas mais e menos sensíveis à cafeína, mas no geral, as pessoas abusam, portanto a quantidade de ingestão requer atenção e cuidados.
“O excesso de cafeína (café, alguns chás, energéticos, suplementos) pode levar à maior ansiedade, irritabilidade, aumento da pressão arterial, pioras no sono (fundamental para o aprendizado). Portanto é importante entender o quanto essa cafeína pode estar ajudando (maior foco, concentração, reduzir fadiga) ou piorando o rendimento dos seus estudos”.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.