Mateus Melis • 31/07/2023
O concurso público é visto como uma forma de mudar de vida e ingressar em ótimos setores. Constantemente o país se vê no meio do debate sobre um possível inchaço da máquina pública. Mas, apesar disso, a porcentagem de servidores do Brasil, em comparação com o total de trabalhadores no país, é menor do que em muitas outras nações.
A informação é do jornal Folha de São Paulo. Para o portal, alguns especialistas refutaram a ideia de “Estado inchado”. Isso porque dos 91 milhões de trabalhadores brasileiros, 11,3 milhões atuam no setor público, o que representa 12,45% do total. A porcentagem é menor, por exemplo, do que nos Estados Unidos, onde 13,55% dos trabalhadores estão no setor público, e menor também do que na Argentina, cujo número de servidores na área pública corresponde a 19,31%.
Além de indicar o comparativo, os especialistas ainda reforçaram ao jornal que alguns setores têm registrado déficit de servidores, sobretudo em pequenos municípios.
Os baixos salários, a falta de material e problemas na infraestrutura foram apontados como os principais aspectos que dificultam a atração do profissional ao setor público.
Cabe destacar que, em meio aos debates acerca do inchaço do serviço público, um projeto de reforma administrativa chegou a ser debatido pelo último governo federal. O texto está, no momento, parado no Congresso Nacional.
Entre as diversas medidas apontadas, o texto indica que para ingressar na área pública ainda será necessário ser aprovado em concurso público, porém alguns outros pontos seriam alterados, como a questão da estabilidade do servidor.
O segundo semestre do concurseiro está extremamente agitado! Isso porque o governo já autorizou, até o momento, 8.330 vagas em editais federais!
Foram autorizados novos editais de concurso público para os seguintes órgãos:
Alguns dos certames já estão com banca definida, como o concurso MEC (Ministério da Educação), enquanto outros estão com comissões formadas. Mas todos os certames terão seus respectivos editais publicados até o mês de janeiro de 2024.
Cabe destacar que a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que 10 mil vagas poderão ser autorizadas em breve!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.