PUBLICIDADE
Mateus Melis • 09/12/2021
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão votando pela possibilidade de analisar Recurso Extraordinário (RE), em plenário, que trata sobre a permissão para pessoas com condenações transitada em julgado a assumirem cargos após a aprovação em concurso público.
A análise do recurso em plenário é chamado de Repercussão Geral e, para isso, é necessário que tenha dois terços dos votos dos membros do tribunal.
É preciso ressaltar que Repercussão Geral é uma ferramenta que possibilita o STF analisar os méritos de um Recurso Extraordinário (RE) e a decisão é aplicada posteriormente pelas instâncias inferiores.
Já votaram pela análise do recurso em Repercussão Geral os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Roberto Barroso, Rosa Weber e Cármen Lúcia.
O RE em questão trata do caso em que o aprovado no concurso público da Funai foi impedido de assumir a função por causa de antiga condenação a 15 anos de prisão.
O relator do RE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que é importante discutir-se o tema.
“Em jogo, a ponderação entre as legítimas condições legais e editalícias para o exercício de cargo público e a necessidade de se estimular e promover a reinserção social da pessoa condenada criminalmente”, afirma.
Confira aqui algumas oportunidades de concurso público que estão abertas para órgãos federais.
O edital do concurso TCU foi publicado. A banca responsável é a FGV, e a oferta é de 20 vagas e formação de cadastro de reservas no cargo de auditor de controle externo, cujo requisito é possuir nível superior em qualquer área. Veja os detalhes aqui!
O edital do concurso público para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (concurso Ibama) foi publicado. São 568 vagas de níveis médio e superior ficará sob responsabilidade da empresa Cebraspe. Veja detalhes aqui!
Material concurso Ibama técnico e analista administrativo
O edital do concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (concurso ICMBio) foi publicado para o preenchimento de 171 vagas de níveis médio e superior. Veja detalhes aqui!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.