Torgan Magalhães • 08/12/2023
A Associação Nacional dos Analistas Judiciários (ANAJUS) pode tentar, mais uma vez, derrubar a exigência de nível superior para o cargo de Técnico Judiciário, impactando diretamente na execução de concurso público para o cargo.
Acontece que, na próxima segunda-feira (11), a associação irá decidir se irá entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre o assunto. Veja detalhes sobre a sessão sobre o tema abaixo:
Quer ter um direcionamento para seus estudos na área de tribunais? Quer saber mais em como focar nos conteúdos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. E o concurso unificado dos TSEs vem aí! Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos de tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE TRIBUNAIS NO TELEGRAM
Caso decidam entrar com a ADI, ainda terão de passar por todo o processo de rito do Judiciário no Superior Tribunal Federal (STF).
Vale lembrar que, em dezembro de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União, a Lei 14.456/2022, que passou a exigir nível superior de formação para a carreira de Técnico Judiciário. E, em janeiro de 2023, a constitucionalidade da regra foi enviada para análise de inconstitucionalidade à Procuradoria Geral da República (PGR).
No entanto, em fevereiro, a PGR arquivou o pedido de inconstitucionalidade. Na ocasião, a Procuradoria explicou que arquivou, porque o caso já está sendo apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.338/DF, ajuizada por uma associação nacional de analistas, sob relatoria do ministro Edson Fachin.
O concurso TSE Unificado já está com banca definida e deverá ter seu edital publicado em breve! Este certame foi diretamente impactado pela Lei 14.456/2022, já que oferta vagas para Técnico Judiciário e Analista Judiciário (ambos nível superior).
A banca escolhida foi a Fundação Getúlio Vargas, e será responsável por organizar o concurso público unificado que ofertará 520 vagas, além de formação de cadastro reserva, para Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais que irão participar do edital.
Veja abaixo a lista de TRE’s presentes no concurso TSE Unificado:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.