Maurício Miranda Sá • 02/07/2020
Na última terça-feira, 30 de junho 2020, a Medida Provisória (MP) 922/2020, a qual dispõe sobre regras de contratação temporária no serviço público sem concurso, perdeu sua validade.
As regras previstas na Constituição Federal não permitem que se edite uma nova MP, no mesmo ano, tratando sobre o mesmo assunto.
Uma das possibilidades é que o Ministério da Economia estude enviar um PL ao Congresso Nacional, para garantir essa modalidade de contratação por um determinado espaço de tempo.
Lembra-se, porém, que a Medida Provisória em questão já não era um consenso entre os parlamentares, os quais enviaram ais de 180 sugestões de mudança via emenda.
Os editais, no entanto, seguem saindo. No decorrer desta matéria, você verá as chances que estão na praça. Saiba também que você pode estudar para esses certames com o material mais moderno do mercado.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que está aguardando novo concurso desde 2016, foi uma das beneficiadas pela MP em questão e contratou mais de oito mil temporários, entre ex-servidores da entidade e militares.
O deficit no INSS é alto e, calcula-se que a programação para novas seleções serão realizadas apenas em 2022, visto que não houve pedido de autorização para o exercício 2021.
É bom lembrar que os editais de concursos públicos para provimento de cargos efetivos continuam surgindo a todo momento, como se viu na publicação do edital concurso PCDF (que abriu vagas 1.800 vagas) e Câmara de Teresina (que abriu nove vagas para níveis médio e superior).
Outros editais, dia após dia, também são publicados (confira a lista completa clicando aqui), e alguns dos concursos mais concorridos e com vagas para quem possua os níveis de escolaridade médio e superior, para salários de mais de R$ 5 mil iniciais, são:
Para alguém que busca uma preparação a médio prazo, o Direção Concursos separou 103 editais de concursos públicos que são previstos para o ano de 2021. Quer saber mais? Clique na imagem a seguir:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.