Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Receita Federal: de foco no TCU à lista de aprovados na RFB!

Concurso Receita Federal: de foco no TCU à lista de aprovados na RFB!

Eduardo Sobral de 30 anos faz parte do time de aprovados do Direção Concursos no concurso Receita Federal! Ele estava desempregado e em busca de um emprego de excelência. Confira, nesta entrevista, como ele estudou e conseguiu alcançar a tão sonhada aprovação para Auditor-Fiscal!

Graduado em Engenharia Civil, Eduardo comenta que começou os estudos para Auditor em abril de 2020. Ele começou os estudos focado na área de controle, especialmente, no TCU. Em agosto do mesmo ano, conciliou também na área fiscal.

No inicio da sua preparação, acompanhava as aulas do Direção Concursos no Youtube. Em seguida, comprou o pacote do TCU, continuando sua preparação pelo PDF´s. Em 2021, adquiriu a assinatura ilimitada do Direção Concursos.

Os resultados do Gavião no concurso Receita Federal foram os esperados: 48% dos aprovados das vagas de Analista e 50% dos aprovados no cargo de Auditor estudaram com o Direção Concursos!

Comece a estudar desde já para o próximo concurso Receita Federal com os cursos que os aprovados utilizaram:

QUERO SER APROVADO NA RECEITA FEDERAL!

Concurso Receita Federal – entrevista na íntegra:

Quando você decidiu estudar para concursos públicos da área fiscal. O que te motivou nesta decisão de encarar o caminho da preparação para um cargo público de alto nível? Qual era sua atividade antes dessa decisão?

– Iniciei os estudos para Auditor em abril de 2020. Primeiro eu decidi estudar para a área de controle, em especial, focado no TCU. Por volta de agosto, eu decidi conciliar os estudos com a área fiscal. Minha motivação inicial foi ter um emprego de excelência e que pudesse trabalhar de forma justa e honesta. Estava desempregado quando iniciei as atividades.

Quais foram os meios utilizados ao longo de sua preparação? Utilizou PDFs, videoaulas ou livros?

– Iniciei assistindo as aulas do Direção Concursos no YouTube, logo depois comprei o pacote do TCU, assim iniciei com os PDF´s do Direção concurso. Posteriormente fiz a compra da Lei Seca da área fiscal e um livro de Direito Tributário a fim de conciliar as duas áreas, antes mencionadas. Em 2021 eu fiz a assinatura vitalícia do Direção Concursos.

Você já havia prestado concursos públicos antes da Receita Federal? Se sim, como foi a experiência?

– Prestei alguns concursos antes. O primeiro foi da PMBA, estudei 12 dias e passei. Depois eu comecei a estudar para ser Auditor. Em 2021 eu realizei as minhas primeiras provas para Auditor, estas foram – TCDF; SEFAZ CE; SEFAZ ES. Após a prova do Espírito Santo, eu parei de estudar em agosto. Só voltei a estudar em dezembro do referido ano para o TCU. Em 2022 eu fiz o TCU; CGU e ISS Jequié. Fiquei 4 meses depois da prova da CGU sem estudar, pois havia entrado para o CF da PM. Após esse período sem estudar, tomei a decisão de sair da PM e voltar a estudar focado na Receita Federal. Entendia que era a vontade de Deus na minha vida. Minha família apoiou a decisão. Então, eu voltei a estudar no início de julho de 2022 para a RFB.

Como você estava no dia da aplicação da prova da Receita Federal? Estava confiante?

– No dia da prova da RFB eu estava tranquilo, tinha feito o meu melhor, muita dedicação, esforço e confiava em Deus para me ajudar na prova. O resultado da objetiva não foi o esperado, errei besteira em algumas matérias, fazendo 78 pontos. No entanto, fiz uma boa prova discursiva, fazendo 47,5 pontos de 60 no total.

Me conta mais um pouco sobre sua rotina de estudos. Quantas horas você estudava por semana? Realizava ciclo de estudos? Conciliou o estudo com outras atividades (trabalho, atividade física etc)?

– Eu acordava entre 06 ou 06:30 da manhã, fazia minha oração e tomava o meu café. Iniciava os estudos por volta das 08:00 horas e terminava 11:30 hr. Retornava às 13:30 e ia até às 17:00 horas. Estudava de segunda a sexta. Isso no Pré-edital. Já no pós edital, eu acrescentava algumas horas a noite se fosse preciso, pois aumentei a carga de questões. E acrescentei os sábados para estudar jurisprudência e algumas matérias mais importantes do Edital. No sábado estudava somente pela manhã. O meu planejamento de estudos para a Receita Federal foi dividido em 7 ciclos de estudos. Cada ciclo tinha uma importância. Pela manhã eu estudava as matérias específicas e pela tarde as matérias de conhecimento geral.

1º Ciclo Teoria via PDF
2º Ciclo Provas recentes da FGV para o cargo de Auditor Fiscal
3º Ciclo Revisão via: resumos/videoaula/lei seca/jurisprudência/anotações
4º Ciclo Teoria via PDF com base no edital de AFRFB 201 + edital da SEF MG em Auditoria Fiscal e T.I + edital do Senado Federal e TRT´s. Todos da FGV.
5º Ciclo Provas da FGV de 2022 todas com assuntos afetos ao cargo de AFRFB; Projeto 1500 questões para AFRFB promovido pelo Direção concursos + Questões Favoritas em um sistema de questões.
6º Ciclo Somente questões – sistema de questões + Projeto 1500 questões da RFB do Direção.
7º Ciclo Questões favoritas + Discursiva + Lei Seca + Aula no YT + Doutrina/Resumo/anotações +Jurisprudência + Apostas para a prova da RFB que eu elaborei.

Como fazia suas revisões?

– Minhas revisões eram feitas após o fim de cada ciclo de estudos. Analisava onde estava errando, onde tinha dificuldades. Fazia de várias formas – vídeo aula; lei seca; teoria; anotações.

Como você conheceu o Direção Concursos e por que decidiu utilizar nossos produtos?

– Conheci o Direção através do Youtube. Quando decidi estudar para ser Auditor do TCU busquei analisar as aulas dos professores dos cursinhos e os PDF´s. Escolhi o Direção porque achei os professores melhores no ensino e os PDF´s são os melhores para ler, e grifar. O layout dos PDF’s são ótimos; o conteúdo também é muito bom. Os professores parecem que estão conversando pessoalmente com o aluno. A união do laranja e azul facilitam muito a leitura. A maneira como os professores ensinam nas videoaulas também me influenciou. São de fato, facilitadores do aprendizado.

Ao longo de sua jornada pensou em desistir em algum momento?

– Nunca pensei em desistir. Pois entendia que um dia poderia passar, conforme a vontade de Deus.

Como foi a sensação de ver seu nome da lista de aprovados da Receita Federal? Qual foi a primeira pessoa que ficou sabendo de sua aprovação?

– A sensação foi maravilhosa. Deus me deu essa alegria de comemorar com a minha esposa, com meus pais, irmãos e amigos. Foi um misto de choro, felicidade, alívio, empolgação e dever cumprido. Minha esposa foi a primeira pessoa. Vimos juntos o resultado, ela chorou muito.

Continuará estudando para algum cargo específico? Se sim, qual?

– Não pretendo voltar a estudar para concurso. Desejo seguir a carreira da Receita Federal e crescer profissionalmente.

Se você fosse indicar o Direção para um amigo, qual qualidade destacaria?

– Destaco a qualidade do material do PDF e as aulas dos professores.

Qual(is) professor(es) do Direção Concursos que mais te ajudaram nesse processo?

– São tantos professores que nos ajudam que fica difícil citar alguns. Mas eu destaco os professores de Contabilidade – Igor e Daniel; Marcel em AFO junto com Sérgio; Erick Alves; Arthur Lima; Pacheco em TI; Ermilson Rabelo em Direito Tributário; Arhtur Leone em Auditoria; Nahtália Masson em Constitucional. Esses professores facilitam qualquer assunto.

Por fim, qual dica você daria para aquelas pessoas que estão iniciando seus estudos e também para aqueles que já estão nesta jornada há um tempo, mas ainda não conseguiram a aprovação?

– O conselho que dou é de buscar ter um excelente material de estudos e um bom planejamento de estudos. A disciplina e constância nos estudos aliada ao planejamento e o material, serão fundamentais na sua aprovação. Sempre faça uma autoanálise nos seus estudos. Encontre as soluções para as suas dificuldades, confie em Deus e tenha paciência, estude com dedicação que a aprovação chegará.


O Direção dominou a lista de aprovados no concurso Receita Federal. No vídeo abaixo, você confere a entrevista com a 5ª colocada para o cargo de Auditor-Fiscal:

Um novo Direção

O Direção Concursos ajudou na aprovação de quase metade dos aprovados no concurso da Receita Federal.

Nos diversos editais de 2023, não será diferente.

Estamos de cara nova. Estamos com novidades que farão a diferença na sua jornada.

O tempo é limitado. Conheça o novo Direção.

Corra:

Quer saber tudo sobre a área fiscal? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades para Fiscos Estaduais e Municipais! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA ÁREA FISCAL NO TELEGRAM

Lúcia Silva

Lúcia Silva

Estagiária da equipe de jornalismo do Direção Concursos. Graduanda em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília - UnB.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.