Juliane Freitas • 21/07/2022
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas recebeu uma recomendação do Ministério Público para que não realize a contratação de monitores para atuarem na função de professor e, além disso, que deixe de tratar como monitores os professores ingressados no serviço público através do concurso Seduc AL, que estão temporariamente suprindo necessidades excepcionais.
O órgão terá o prazo de 10 dias para se manifestar a respeito do acolhimento ou não da recomendação.
A promotora de Justiça Stela Cavalcanti decidiu pela recomendação após denúncias de que o estado de Alagoas estaria contratando indevidamente monitores para atuarem na função de professor em vez de efetivar professores aprovados em concurso público.
“Constatada a irregularidade, decidimos aconselhar a secretaria que se abstenha de tais posturas, visto que fogem totalmente do que preconiza a lei. Receptamos denúncias afirmando que haviam irregularidades quando o Estado estaria contratando monitores para executar atividades de docentes e também utilizando a denominação ‘monitor’ para designar professores contratados para a satisfação de necessidades excepcionais e temporárias do Estado de Alagoas. Ficamos agora no aguardo da resposta do gestor para que possamos adotar providências”, explica a promotora.
O Ministério Público de Alagoas ressalta que “o Estado de Alagoas pode contratar professores temporários em várias circunstâncias, definidas na Lei Estadual n. 7.966, de 9 de janeiro de 2018, para suprir demandas decorrentes de carência de pessoal, como vacância do cargo, afastamento ou licença, mas não pode contratar monitores, que são auxiliares de docência, para estes mesmos fins”.
Vale lembrar que em julho de 2021 foi publicado um edital de concurso Seduc AL, ofertando 3 mil vagas para professores em diversas áreas de especialidade. O resultado final da seleção foi divulgado em janeiro de 2022. Na ocasião, os salários iniciais foram de até R$ 2.433,95. Veja mais detalhes aqui!
O Direção Concursos entrou em contato com o órgão a fim de obter notícias a respeito da necessidade de realização de novo concurso Seduc AL e trará novas informações assim que a Secretaria de Educação de Alagoas se manifestar.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.