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Edital Seduc TO publicado com 78 vagas para Professor!

Edital Seduc TO publicado com 78 vagas para Professor!

Foi publicado mais um edital do concurso Seduc TO (Secretaria da Educação do Tocantins) , dessa vez ofertando 78 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica! O salário inicial é de R$ 4.826,20.

Em síntese, as principais informações são:

  • Banca: FGV
  • Cargo: Professor da Educação Básica
  • Vagas: 78
  • Escolaridade: nível superior
  • Salário: R$ 4.826,20
  • Inscrições: 23/3 a 10/4
  • Taxa: não será cobrada
  • Provas: 11/6
  • Edital

Antes de conferir todos os detalhes desta oportunidade, veja a oferta imperdível que o Direção Concurso tem a te oferecer:

Cargos e salários do edital Seduc TO

De acordo com o edital, são disponibilizadas 78 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica, para o exercício da função de Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional, na Educação Indígena.

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:

  • Professor da Educação Básica – Coordenador Pedagógico: 53 vagas;
  • Professor da Educação Básica – Orientador Educacional: 25 vagas.

Veja, no quadro abaixo, quais serão as lotações:

Em relação à remuneração, os aprovados farão jus ao salário inicial de R$ 4.826,20. Vale mencionar que a jornada de trabalho é de 180 horas mensais.

Requisitos do edital Seduc TO

Os candidatos deverão se atentar aos seguintes requisitos de escolaridade:

Professor da Educação Básica para a Função de Coordenador Pedagógico

  • Licenciatura em Pedagogia.

Professor da Educação Básica para a Função de Orientador Educacional

  • Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional ou Licenciatura em Pedagogia mais Pós Graduação em Orientação Educacional.

Inscrições no edital Seduc TO

Os interessados poderão realizar as inscrições no período entre 23 de março e 10 de abril, por meio do site da banca organizadora, FGV.

Não será cobrado taxa de inscrição para os cargos ofertados no edital.

Provas do edital Seduc TO

A Prova Objetiva e a Prova Escrita Discursiva serão realizadas no dia 11 de junho de 2023, das 8h às 13h, segundo o horário oficial de Brasília.

As provas serão aplicadas nas seguintes cidades:

  • Araguaína
  • Araguatins
  • Gurupi
  • Miracema do Tocantins
  • Paraíso do Tocantins
  • Palmas
  • Arraias

Prova objetiva

A Prova Objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta. Cada questão de múltipla escolha valerá 1 ponto, sendo 60 pontos a pontuação máxima obtida na Prova Objetiva.

Veja quais serão as disciplinas cobradas e o número de questões em cada uma:

Critérios para aprovação

Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que acertar, no mínimo, 30 questões do total, sendo que deste total, 20 questões obrigatoriamente devem ser de Conhecimentos Específicos.

Prova discursiva

A Prova Escrita Discursiva constará de uma Redação, que valerá 30 pontos. A Redação deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 20 e máximo de 30 linhas.

Confira quais serão os aspectos avaliados:

Critério para aprovação

Será considerado aprovado na Prova Discursiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 15 pontos, numa escala de 0 (zero) a 30 no total.

Vale mencionar, ainda, que serão corrigidas as provas de redação dos candidatos que obtiverem, pelo menos, 50% de aproveitamento na Prova Objetiva.

Conteúdo programático do edital Seduc TO

Confira, a seguir, o conteúdo programático completo a ser cobrado no concurso Seduc TO para o cargo de Professor da Educação Básica:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Escritura de frases com correção e adequação a distintas situações comunicativas; Noções de semântica: antônimos, sinônimos, sentido próprio e figurado; Emprego adequado de pontuação; Emprego das diversas classes de palavras; Concordância, regência e colocação de termos; Emprego de sinais gráficos e do acento grave indicativo da crase.

METODOLOGIA DE ENSINO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

METODOLOGIA DE ENSINO: Concepções teóricas de educação, mundo, homem e Escola; Tendências Pedagógicas; Projeto Político Pedagógico; Níveis e Modalidades da Educação Nacional; Recursos e procedimentos didáticos; Currículo integrado; Valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais como processos
de enfrentamento à desigualdade; Trabalho como princípio educativo e Pesquisa como princípio pedagógico; Função social da educação escolar; Relação Escola e Comunidade; Relação Professor e aluno; Planejamento do ensino; Avaliação da aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico; Gestão escolar democrática e participativa; Educação inclusiva.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988 (Capítulo III, Seção I -Da Educação); Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações; Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009; Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE); Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO); Lei nº 1.818/ 2007 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins. Lei nº 2.859/2014 -Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica Pública do Estado do Tocantins (PCCS); Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução nº 024, de 14 de março de 2019. Aprova o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental, para o Território do Tocantins (DCT); Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Resolução CEE/TO nº 082, de 03 de agosto de 2017, que aprova o Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Portaria-Seduc nº 3166, de 18 de setembro de 2017. Regulamenta o art. 65 do Regimento Escolar 2017; Lei nº 14.113/2020 e Lei nº 14.276/2021- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Lei nº 13.415/2017- Novo Ensino Médio; Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e
do Adolescente.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS

O processo de criação do Estado; Organização política e territorial; Divisão política e regiões administrativas; Símbolos do Tocantins; Patrimônio histórico e cultural; Dinâmica populacional, migração e estrutura etária; Povos indígenas e comunidades quilombolas; Vegetação, clima, hidrografiaerelevo; Matriz produtiva e matriz energética; Unidades de conservação.

MATEMÁTICA

O ensino na Formação Geral Básica e as Competências Socioemocionais; Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da
informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

FUNÇÃO: COORDENADOR PEDAGÓGICO

  • Conselhos Escolares
  • Projeto Político Pedagógico
  • Planejamento Coletivo Docente
  • Acolhimento dos Estudantes
  • Competências socioemocionais
  • Instrumentos de Monitoramento e Registro do Planejamento e execução das aulas
  • A ação da coordenação pedagógica em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos, em relação aos organismos coletivos da escola e à participação da família
  • O papel articulador, formador e transformador do coordenador pedagógico
  • Gestão do trabalho pedagógico coletivo com vistas à construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola e à formação continuada dos professores;
  • Sistemas de Avaliações Externas e Internas da Aprendizagem e da escola
  • O papel do Coordenador Pedagógico na orientação para o planejamento/replanejamento a partir da análise de resultados
  • Observação de aula como estratégia pedagógica na formação continuada do docente
  • Conhecimentos em Legislação e Normas da Educação e Normas constitucionais
  • Estrutura e organização do ensino brasileiro: aspectos legais e organizacionais
  • Relação entre Sociedade, Escola e Conhecimento
  • Organização e gestão escolar
  • Diário de Classe
  • Avaliação da Aprendizagem
  • O processo de avaliação contínua, recuperação paralela e final
  • O processo de adaptação e aproveitamento de estudo, programa individual de estudo e avaliação

    FUNÇÃO: ORIENTADOR EDUCACIONAL
  • Programa Evasão Escolar: Nota Zero – PEENZ
  • Busca Ativa Escolar
  • Projeto Político Pedagógico
  • Diário de Classe
  • O processo de avaliação contínua, recuperação paralela e final
  • O processo de adaptação e aproveitamento de estudo, programa individual de estudo e avaliação
  • Espaços de diálogo entre gestão, docentes, discentes, família e comunidade
  • Instrução Normativa nº 10/SEDS/SENARC/MC de 1º de fevereiro de 2022
  • Conselhos Escolares
  • Políticas Públicas de Protagonismo Juvenil: Grêmio Estudantil Parlamento Jovem Brasileiro, Jovem Embaixador, Jovem Senador, Olimpíadas Escolares de Língua Portuguesa, matemática, física, robótica, entre outros
  • Acolhimento dos Estudantes
  • Competências socioemocionais
  • Instrumentos de Monitoramento e Registro do Planejamento e execução das aulas
  • Educação e Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes
  • A ação da orientação educacional em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos, em relação aos organismos coletivos da escola e à participação da família
  • O papel articulador, formador e transformador do Orientador Educacional
  • Sistemas de Avaliações Externas e Internas da Aprendizagem e da escola
  • Conhecimentos em Legislação e Normas da Educação e Normas constitucionais
  • Estrutura e organização do ensino brasileiro: aspectos legais e organizacionais
  • Relação entre Sociedade, Escola e Conhecimento
  • Organização e gestão escolar

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Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

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