Juliane Freitas • 19/04/2022
O novo concurso Senado está cada vez mais próximo de ser realizado. Isso porque, recentemente, o certame teve sua comissão formada e os próximos passos, agora, serão a escolha da banca organizadora e a publicação do edital.
Foram autorizadas 19 vagas imediatas, sendo 6 vagas destinadas ao cargo de Policial Legislativo, agora exigindo o nível superior de escolaridade.
Para que você se prepare da melhor forma e conquiste sua vaga dos sonhos, confira nessa matéria quais foram as etapas do último concurso Senado.
O último concurso Senado foi realizado há bastante tempo, em 2011. Na época, foram ofertadas 25 vagas para o cargo de Policial Legislativo, com remuneração inicial de R$ 13,8 mil. Atualmente os salários iniciais ficam por volta de R$ 20 mil, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o que torna o cargo bastante atrativo.
Confira a seguir quais foram as fases enfrentadas pelos candidatos que conquistaram uma vaga de policial legislativo:
As provas objetivas foram compostas de questões de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma resposta correta. Foram considerados aprovados os candidatos que alcançaram o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento do total de pontos de cada prova (P1, P2, P3 e P4).
Confira abaixo como ficou segmentada a prova objetiva:
As provas discursivas também tiveram caráter eliminatório e classificatório e a pontuação foi segmentada da seguinte maneira:
De caráter apenas eliminatório, somente para os candidatos aprovados na Primeira Etapa. A prova de aptidão física consistiu na realização dos seguintes testes:
De caráter eliminatório, a avaliação psicológica consistiu na aplicação coletiva de bateria de testes psicológicos, dinâmica de grupo e anamnese, visando apurar as condições necessárias para uma perfeita adaptabilidade e um bom
desempenho do candidato no exercício do cargo.
Confira abaixo as características analisadas:
A Investigação Social Documental, de caráter apenas eliminatório, verificou a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo e os candidatos. Os candidatos, nesta fase, tiveram seus resultados expressos como INDICADO ou CONTRAINDICADO.
Por fim, os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores foram submetidos a Curso de Formação de 80 (oitenta) horas/aula, de caráter apenas eliminatório. O Curso de Formação foi realizado somente em Brasília-DF.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.