Mateus Melis • 20/07/2023
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), apesar de ter ajudado na aprovação da lei de cotas, o Senado, por meio de seu último edital de concurso público, descumpriu a aplicação da norma para os candidatos.
Conforme demonstrado pelo portal Folha de São Paulo, o MPF afirmou que 42 aprovados foram nomeados para o cargo de Analista Legislativo – especialidade em Administração. Foram convocados oito negros, mas desse número, seis contavam com notas para passar na ampla concorrência, no entanto, seus respectivos nomes foram mantidos na lista reservada às cotas.
De acordo com a Lei 12.990/2014, os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas para a ampla. O § 1º do art. 3º informa que o candidato que tiver nota para ser aprovado na ampla, será retirado das vagas reservadas. Veja:
Art. 3º Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso.
§ 1º Os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.
A ação foi movida pela Educafro após a constatação das irregularidades. O processo está, no momento, em tramitação na Justiça Federal do Distrito Federal.
No processo, a Educafro afirmou que o Senado transformou a porcentagem de 20% das vagas reservadas como teto, promovendo uma exclusão dos candidatos negros.
Para a Folha de São Paulo, o Senado informou que a convocação dos candidatos foi realizada de forma correta.
O concurso Senado ofertou, ao todo, 22 vagas imediatas e oportunidades de cadastro reserva para os seguintes cargos de nível superior:
O salário inicial do aprovado será de até R$ 34 mil, a depender do cargo desejado.
O Concurso Câmara dos Deputados é uma ótima oportunidade para o concurseiro que tem interesse em editais legislativos.
Conforme divulgado pelo Direção Concursos, o certame será organizado pela FGV e a expectativa é de que o edital seja publicado em breve.
Serão ofertadas 140 vagas para os seguintes cargos:
O salário inicia do aprovado será de até R$ 29 mil (a partir de 2025).
Material de estudos 100% gratuito!
O edital do concurso Câmara dos Deputados é aguardado há anos. Agora, com o certame autorizado, o Direção Concursos resolveu te dar um presente para lá de especial: um e-book 100% gratuito de Processo Legislativo esquematizado.
Temos certeza que algumas das questões da sua prova de Analista ou Consultor estão aqui! Clique abaixo e baixe agora mesmo:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.