Redação Direção Concursos • 29/07/2020
Um dos editais mais aguardados para o ano de 2020 teve o seu projeto básico divulgado nesta quarta-feira (29/7) (concurso Senado).
O documento traz todos os detalhes das etapas e disciplinas a serem exigidas nas provas objetivas e outras informações importantes.
As provas objetivas deverão ser compostas por 200 questões numeradas sequencialmente, cada qual com uma assertiva única para julgamento como CERTA ou ERRADA. Nota-se, portanto, que o Cebraspe aparece como franco favorito na disputa.
De acordo com o documento, estas serão as prováveis disciplinas para os cargos do edital:
BAIXE A ÚLTIMA PROVA DE ANALISTA ADMINISTRATIVO GRATUITAMENTE
A equipe de professores e especialistas do Direção Concursos preparou uma análise completa do projeto básico do concurso Senado:
Os candidatos a uma das vagas do concurso Senado será submetido às seguintes fases e etapas:
As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas capitais dos estados e no Distrito Federal.
As demais etapas serão realizadas exclusivamente no Distrito Federal, inclusive a prova discursiva para o cargo de Advogado.
O Regulamento do Concurso (Anexo I) estabelece que o valor máximo cobrado dos candidatos para inscrição no certame não poderá exceder a 1% (um por cento) da remuneração inicial do cargo:
O Senado espera, baseando-se em informações de outras seleções, 67 mil inscritos no certame. Abaixo, confira a divisão por cargo:
Ainda de acordo com o projeto básico, as provas dissertativas serão aplicadas juntamente com as provas objetivas, exigindo:
Veja abaixo o número de redações a serem corrigidas:
Confira todos os detalhes do projeto básico aqui!
No documento, há um cronograma de datas. Perceba abaixo que ele não será cumprido, mas é possível ter uma ideia do período de tempo entre as etapas:
Serão 40 vagas imediatas, sendo 24 para o cargo de Policial Legislativo. O certame já está em fase de escolha da banca organizadora.
Lembrando que 5% das vagas são para candidatos com deficiência e 20% para negros.
A comissão examinadora concluiu no dia 6 de julho os estudos das propostas da empresas interessadas em organizar as provas do concurso. Seguem na disputa:
A escolha da banca organizadora é a última etapa que antecede a publicação do edital. Com a escolha da empresa responsável o edital poderá ser publicado a qualquer momento.
Em entrevista à Rádio Senado, o presidente da comissão que organiza o concurso Senado, Roberci Ribeiro, reafirmou a expectativa de lançar o edital ainda em 2020. Isso aconteceu em janeiro, ou seja, antes da pandemia de Coronavírus se estabelecer no País.
À época, de acordo com Ribeiro, o edital passava por ajustes no conteúdo e em pontos relativos à acessibilidade.
Segundo informou, a comissão estava realizando “balanceamento do conteúdo programático dos editais de 2008 e 2011, para distribuir esse conteúdo em face das atividades e atribuições do cargos, e também uma atualização do conteúdo” e reforçou, ainda, que no primeiro semestre, estaria com edital lançado, o que, agora, parece estar mais longe de acontecer.
Para facilitar a vida dos candidatos, lançou um site com todas as informações, além de material didático. Acesse neste link.
Veja todos os detalhes do concurso Senado aqui!
Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para o cargo de policial legislativo.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.
Então, clique abaixo e confira:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.