Maria Eduarda Prado • 09/03/2023
“Deu certo quando eu mudei minha metodologia”, é o que diz Marcos Egídio, aprovado em 1º lugar no concurso TCE GO (Tribunal de Contas do Estado do Goiás). No início, o piauiense acreditava que conseguiria ser tornar um servidor público após um ano de estudo, mas após reprovar no primeiro concurso, o da TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal), ficou desanimado e quase desistiu.
Muitas duvidas sobre a capacidade de ser aprovado surgiram e três meses se seguiram sem que o engenheiro conseguisse estudar. Procurar ajuda profissional e estabelecer uma rotina mais saudável de estudos e atividades físicas foi o divisor de águas na vida do concurseiro.
Quer saber os benefícios que as atividades físicas podem trazer para seus estudos? Clique no link!
Durante a manhã, Egídio ia trabalhar e estudava durante três horas e meia nas noites e nos finais de semana, além de fazer musculação. Teve que abrir mão de passar tempo com a família e a namorada e, apesar de triste com o fato, a sensação de ser classificado em 1º lugar fez valer a pena.
O interesse de Marcos na carreira pública veio durante a faculdade de engenharia. As experiências que teve no estágio na iniciativa privada mostraram que o futuro do mercado de trabalho na área que escolhera não eram compatíveis com a qualidade de vida e com a remuneração que almejava.
Foi no segundo estágio, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE PI) que o entusiasmo pelo serviço público e pela área de controle apareceram. “Esse estágio, essa oportunidade foi essencial para minha trajetória”, aponta.
Marcos ainda não decidiu se irá continuar estudando, porém a vontade de ser aprovado no TCU ou na TCDF são pontos que ainda serão avaliados pelo servidor.
Confira algumas perguntas e a entrevista na íntegra:
Durante o meu curso, eu entrei com um pensamento de continuar na iniciativa privada, não queria estudar para concurso, não era minha meta. Chegou na metade do curso e eu estava vendo as perspectivas e não estava correspondendo minhas expectativas, mas eu decidi continuar no curso. Quando chegou o momento dos estágios obrigatórios, comecei a estagiar e tive minhas experiências e vi que a iniciativa privada não correspondia bem com as minhas expectativas de qualidade de vida e remuneração. Então não era meu objetivo inicial, mas se tornou depois.
Eu já tinha visto praticamente todos os assuntos, o que tornou mais fácil. Ao eu peguei o edital e coloquei ele verticalizado no Excel e separei todos os tópicos e comecei a fazer muitas questões baseadas neles. Fiz por ciclos, revezando as disciplinas. A minha rotina era de estudar cerca de três horas e meia pela noite e no final de semana eu estudava cerca de três horas líquidas por dia. Em relação a técnica de estudo, o que eu usei mais foram questões e flash cards para assuntos que poderiam cair na discursiva e videoaulas.
O Direção foi muito importante porque ele fez parte da minha base em muitas disciplinas, principalmente minha base teórica, então eu utilizei muito material de AFO, Direito Administrativo e Contabilidade Pública. Eu conheci o DC por meio de propagandas, outros alunos falaram bem do material e dos professores que eram muito bem recomendados. E eu usei muito material, principalmente o PDF.
Quer ser aprovado em um concurso público igual ao Marcos Egídio? Então você vai precisar estar bem preparado paras as provas. Clique no link abaixo para conferir todos os cursos do Direção Concursos!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.