Maurício Miranda Sá • 28/01/2021
Segundo o jornal O Dia, uma candidata inscrita no concurso TCE RJ (Tribunal de Contas do Rio de Janeiro) pediu, na Justiça, o cancelamento das provas marcadas para os próximos dias 6 e 7 de fevereiro.
O certame tem cerca de 12 mil concorrentes inscritos que virão de todo o país. Com isso, há alegações de que o risco de contaminação por Covid-19 torna-se alto não só nos locais de prova, como também no deslocamento dessas pessoas.
Ouvida pela reportagem, a candidata desabafou: “Passar neste concurso é o sonho da minha vida. Agora, eu estou num dilema entre jogar dois anos e meio de estudo fora ou arriscar minha vida”.
A referida candidata entrou com mandado de segurança no TJ RJ (Tribunal de Justiça) e, dentre os argumentos apresentados, o pedido faz referência ao fato de ela fazer parte do grupo de risco da doença.
O edital do concurso TCE RJ, dizem os advogados, não levou em consideração o Princípio da Isonomia, visto que “não permitirá que candidatos integrantes do grupo de risco possam dele participar sem que se coloquem em situação de maior perigo”.
O pedido na Justiça também leva em consideração que a impossibilidade que alguns concorrentes vindos de Roraima podem sofrer. Acontece que o governo local proibiu viagens interestaduais por 15 dias em decreto da última segunda-feira (25).
A candidata também afirma que trecho do edital pode aumentar ainda mais chance de contágio por Covid-19 por candidatos que não estão com a doença, visto que serão postos isolados com quem pode ter o vírus.
Em resposta ao jornal O Dia, o concurso TCE RJ afirmou que as provas estão mantidas, mas reconheceu as dificuldades que alguns candidatos vão passar, devido à pandemia do novo Coronavírus:
O Cebraspe, organizador do certame, também se manifestou afirmando que as datas estão mantidas e que vai garantir essa aplicação de provas de forma segura tanto para os candidatos, como para os profissionais envolvidos (confira nesta matéria as medidas de segurança sanitária).
Quer dicas de como estudar para concursos da área de Controle? O professor Erick Alves te explica pontos chaves para você se preparar da melhor forma:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.