Redação Direção Concursos • 09/03/2020
Um novo edital para o concurso TCM RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) está prestes a ser publicado, apesar na notícia da suspensão das atividades, por tempo indeterminado, enquanto durar a pandemia do Coronavírus.
O órgão divulgou por meio de nota técnica a escolha do Cebraspe como banca organizadora do novo certame. A expectativa era de que o concurso destinado a carreira de Auditor de Controle Externo fosse realizado ainda no primeiro semestre de 2020.
Confira um apanhado geral acerca do concurso TCM RJ
O edital para o órgão chama a atenção dos concurseiros pelo grande número de vagas, se comparado com os demais certames para a carreira de Auditor Fiscal, e também pela excelente remuneração inicial que pode chegar a R$ 19.243,71. Além disso, existem as vantagens que os servidores do TCM RJ têm direito, como:
O Auditor de Controle Externo e coordenador da Coordenadoria de Auditoria e Desenvolvimento do TCM RJ, Roberto Chapiro, foi aprovado no concurso de 2010, com provas realizadas em 201, e destaca que além da remuneração e benefícios, o TCM RJ é um excelente órgão para atuar.
“Já fui servidor da Advocacia Geral da União (AGU) e fui aprovado em outros grandes concursos, como no da Sefaz MG. Quando saiu o concurso do TCM RJ eu já era servidor, mas me senti atraído pela excelente estrutura de trabalho – estando aqui dentro posso garantir isso – e pela possibilidade de trabalhar fixamente no Rio. O concurso TCM RJ é sim o concurso dos sonhos”, afirma.
Trabalhar como Auditor Fiscal requer responsabilidades “trabalhamos com a fiscalização de contratos celebrados pela Prefeitura e todos os seus órgãos competentes. Também fazemos análise de edital para a realização de grandes obras e tudo isso gera muito reconhecimento e contribuição para Município através do nosso trabalho como servidor”, pontuou Roberto.
“A estrutura do Tribunal é excelente e está em constante aprimoramento. Os servidores têm acesso a ferramentas de trabalho muito justas e que nos auxiliam a trabalhar de forma digna. Se pudesse escolher de novo, escolheria o TCM RJ” frisou o servidor que também pontuou as vantagens de trabalhar em um Município como o Rio de Janeiro.
Parece clichê, mas a trajetória do aprovado não se resume ao 1º lugar em todas as provas. Mesmo com toda a experiência em concursos públicos, Roberto Chapiro também se viu numa situação onde a provação no edital TCM RJ seria pouco provável.
“Eu vinha de uma trajetória de aprovações e talvez por isso não tenha levado a sério no inicio. Fiquei entre os últimos colocados num simulado voltado pro concurso, então decidi me dedicar assiduamente até as provas. Pedi férias na AGU, onde trabalhava na época, e foquei 100% no concurso TCM RJ. Foram muitos meses intensos de muitos estudos”.
Estudar com base em PDF e a resolução de simulados foi essencial até a aprovação para o cargo de Auditor de Controle Externo. “Estudar com a prática de exercícios me auxiliou na fixação de todo o conteúdo e também me ensinou a administrar melhor meu tempo. Parece besteira, mas o tempo que gastamos em uma prova também precisa ser estudado”.
Confira a entrevista na íntegra e fique por dentro de todos os detalhes da rotina de um Auditor de Controle Externo do TCM RJ:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.