Natália Pires • 28/05/2024
O concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) já está aberto e disponibiliza 572 vagas para Escrevente, com salário inicial de R$ 6.043,54!
Os interessados poderão realizar as inscrições no site da banca Vunesp entre 3 de junho e 12 de julho de 2024, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 81,00. Já as provas, serão aplicadas no dia 8 de setembro de 2024.
Confira, a seguir, detalhes de como serão realizadas as avaliações deste certame e acelere sua preparação para esta oportunidade!
De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados a partir da realização das seguintes etapas:
As provas objetivas e prática serão aplicadas no dia 8 de setembro de 2024, na Comarca Sede de cada Região Administrativa Judiciária.
A prova objetiva será composta de 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma resposta correta. A avaliação será composta por três blocos, com a seguinte estrutura:
A pontuação será feita na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o(a) candidato(a) deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório. Já o bloco III, terá apenas caráter classificatório.
Será considerado(a) habilitado(a) na prova objetiva o(a) candidato(a) que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) pontos no conjunto dos 3 (três) blocos, observando os critérios acima.
É importante destacar que a Lista Geral de cada concurso, ou seja, da Comarca de São Paulo (Capital) e de cada Circunscrição Judiciária terá sua própria nota de corte e servirá como referência para os quantitativos de candidatos das demais listas a serem convocados para a segunda etapa dos certames.
A prova prática será de caráter eliminatório e seguirá os parâmetros a seguir:
A pontuação será feita na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo APROVADO(A) nesta prova o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos.
Serão convocados para a segunda etapa do certame os inscritos(as) na Lista Especial (pessoas com deficiência) e na Lista de Candidatos Negros que alcançarem nota 20% (vinte por cento) inferior à nota de corte da Lista Geral da respectiva Circunscrição Judiciária ou da Comarca da Capital.
Confira o conteúdo programático a ser cobrado nas provas objetivas:
Bloco I – Língua Portuguesa (24 questões)
Bloco II – Conhecimentos em Direito (40 questões)
Bloco III – Conhecimentos Gerais
Atualidades (6) questões
Matemática (6 questões)
Informática (14 questões)
MS-Windows 10 ou superior: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência,
manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos do Microsoft365: MS-Word : estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. MS Teams: chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e OneNote, agendamento de reuniões e gravação. OneDrive: armazenamento e compartilhamento de arquivos.
Raciocínio Lógico (10 questões)
Visa avaliar a habilidade do(a) candidato(a) em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Visa também avaliar se o(a) candidato(a) identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.
Está de olho no edital do concurso TJSP Escrevente? 👀
Então, não deixe de conferir o edital verticalizado feito especialmente para você! Nele, você confere todo o conteúdo programático para começar a organizar seus estudos agora!
Para ter acesso e turbinar seus estudos, basta clicar no botão abaixo e adquirir o seu material gratuito!
QUERO O MEU EDITAL VERTICALIZADO ESCRENTE TJSP!
Você já considerou a possibilidade de se preparar para um concurso público? Nós entendemos que o processo pode parecer desafiador e que você acredita que isso não é para você, mas estamos aqui para mostrar que é totalmente viável conquistar uma vaga de emprego estável e garantir sua segurança profissional a longo prazo, com melhores salários e condições de trabalho.
Quer saber mais? Esteja conosco no evento online gratuito dia 06/05 às 8h da manhã, para aprender tudo você precisa estar inscrito e participar ao vivo neste evento único.
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.