Mateus Melis • 25/11/2022
Em reunião realizada nesta sexta-feira (25/11), o CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) vedou programas de residência jurídica nos Tribunais Regionais (TRT). Com a vedação, todos os processos seletivos que estavam em adiamento, ou os que já estavam concluídos, foram cancelados pelo Conselho (concurso TRT).
Durante a reunião, o conselheiro-presidente do CSJT e presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Lélio Barros, ressaltou que a vedação aos programas de residência é uma forma de preservar a função central do Conselho na condução da matéria. Além disso, o programa implica na estrutura da Justiça do Trabalho e no orçamento.
“Não atende, a meu ver, o interesse público que cada tribunal regulamente à sua maneira o instituto (residência jurídica). A proposta que submeto é no sentido de que as normas gerais, referentes à instituição e a regulamentação dos programas de residência jurídica no âmbito da Justiça do Trabalho, serão estabelecidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho”, afirmou.
Somente neste ano, pelo menos três regionais realizaram, ou estão com editais abertos, para programas de residência jurídica: TRT MG (TRT 3), TRT 14 (TRT RO e AC) e TRT MS (TRT 24).
Com a decisão do CSJT, os processos seletivos em andamento estão cancelados. Os residentes dos tribunais devem ser desligados (em um prazo de 30 dias).
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Conforme ressaltado pelo portal do TRT 14 (TRT RO e AC), o programa de Residência Jurídica é um treinamento para bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, ou ainda, que tenham concluído o curso de graduação há, no máximo, 5 anos.
No programa, o residente realiza treinamento em serviço a nível de ensino, pesquisa e extensão, além de prestar auxílio prático aos magistrados e servidores no desempenho de suas funções.
O programa de residência jurídica não é unanimidade na Justiça do Trabalho. Em julho deste ano, o programa do TRT MG (TRT 3) causou polêmica ao ser lançado. Concurseiros questionaram o tribunal sobre o momento de adoção ao programa às vésperas do lançamento do novo concurso.
Nos próximos meses, diversos TRTs se movimentam para o lançamento de seus respectivos concursos. Confira a situação de cada um deles:
CONFIRA NOSSOS CURSOS PARA O CONCURSO TRT GO (TRT 18)!
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.