Katharine Mota • 13/04/2022
Tudo indica que o próximo edital do concurso TSE (Tribunal Superior Eleitoral) será publicado de maneira unificada, ou seja, seria um único edital para atender as necessidades de diversos TREs em todo o país. Essa não é uma nova situação, já que em 2006 o certame foi realizado dessa forma.
Por isso, a análise do documento pode responder diversas dúvidas que venham a surgir em relação a essa alternativa do órgão, que já sinalizou aos tribunais regionais que não precisavam incluir em suas propostas orçamentárias valores para realização de certames.
Além disso, um levantamento feito pela equipe de jornalismo do Direção Concursos apontou que vários TRE’s possuem interesse no edital unificado. Confira quais são clicando aqui!
No ano de 2006, a organização do evento ficou sob a responsabilidade da banca Cespe (Cebraspe atualmente). Na época foram 801 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade. No documento que lançou o concurso TSE, a relação dos órgãos que receberiam os novos servidores já foi apresentada, sendo eles:
Outro ponto a ser destacado é em relação as etapas do concurso TSE, tendo em vista que cada órgão teria fases distintas dos demais. Isso indica que, apesar de ser um edital unificado, não significa que todo o concurso ocorrerá da mesma maneira. As etapas de cada um foram:
O concurso TSE unificado teve uma organização diferenciada e as provas foram realizadas nas capitais dos respectivos TRE’s, sendo elas:
A divisão das questões nas provas foi organizada da seguinte maneira:
Como mencionamos anteriormente, os cargos disponibilizados no concurso de 2006 foram para candidatos de níveis médio e superior. As oportunidades contemplavam as funções:
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.