Adriele Silva • 03/01/2024
O Concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) é um dos mais aguardados e recebe atualizações constantes acerca de seu andamento! Recentemente foi anunciada a troca da banca organizadora: da FGV para o Cebraspe!
A decisão tem gerado dúvidas nos concurseiros acerca das etapas de prova, sendo que a aplicação da redação é uma delas! Os candidatos ao cargo de técnico judiciário serão submetidos a esta fase? Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando!
O Tribunal Superior Eleitoral Unificado está sendo preparado! E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, para você já começar a sua preparação com 30 questões de Direito Administrativo:
Comece os seus estudos AGORA:
Baixe aqui seu Material Gratuito do TSE Unificado
Com o anúncio de que o Cebraspe será responsável pela organização do certame, muitas dúvidas vem surgindo acerca das etapas e provas do concurso TSE Unificado.
Em primeiro lugar, é importante frisar que o certame será composto pelas seguintes etapas:
As provas objetivas versarão sobre questões de conhecimentos gerais e específicos e devem ser estruturadas no modelo de julgamento Certo ou Errado.
A prova discursiva, por sua vez, será focada somente ao cargo de analista judiciário, o que significa que os técnicos não serão submetidos a etapa de redação.
Nesse sentido, devem ser corrigidas 1.910 redações para cada tribunal, ou seja, 51.570 redações ao todo. A seguir, veja o limite de correções:
Ainda falando sobre as etapas do TSE Unificado, sabe-se que, para o cargo de Técnico Judiciário, na Especialidade Agente da Polícia Judicial, haverá ainda o Teste de Aptidão Física.
Por fim, a prova de títulos será exclusiva do cargo de Analista Judiciário e diz respeito a pontuação atribuída para as especializações dos candidatos, como mestrado e doutorado.
O Concurso TSE Unificado ofertará 520 vagas, além de formação de cadastro reserva, para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, em diversas especialidades do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Veja, a seguir, a distribuição das vagas:
De acordo com o projeto básico, o certame foi aderido pelos seguintes Tribunais:
Com relação as remunerações dos futuros servidores, têm-se:
Analista Judiciário/Oficial de Justiça
Técnico Judiciário/Agente de Polícia Judicial
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
Por fim, é importante lembrar que o edital e a aplicação das provas ocorrerá até junho de 2024, conforme foi informado pelo Ministro Alexandre de Moraes durante a apresentação do balanço das atividades de 2023.
Os candidatos poderão realizar os exames nas capitais de todos os TREs contidos no TSE Unificado, incluindo Tocantins, que não aderiu ao certame.
Para conferir todos os detalhes do Concurso TSE Unificado, clique aqui!
Quer saber tudo sobre o próximo concurso TSE? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para o TSE Unificado:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TSE UNIFICADO NO TELEGRAM
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.