Mateus Melis • 01/02/2022
Foi formada a comissão de servidores responsáveis pela organização do próximo concurso UFS (Universidade Federal de Sergipe) para os cargos de Técnico Administrativo das classes “D” e “E”.
De acordo com a portaria N. 79 de 26 de janeiro de 2022, a comissão do concurso contará com os seguintes componentes:
O último concurso UFS para o quadro de Técnicos aconteceu em 2017 e foi organizado pela Fapese. Confira mais detalhes sobre esse certame!
Conforme apresentado pelo edital do concurso UFS, foram ofertadas, ao todo, 22 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, na especialidade de Assistente em Administração.
Para a investidura nos cargos, os candidatos necessitavam de curso médio completo ou profissionalizante.
O certame também exigiu os seguintes requisitos gerais:
De acordo com o edital do certame, os aprovados fizeram jus a remuneração inicial de R$ 2.446,96.
O concurso UFS foi realizado em etapa única, composta pela prova objetiva. Foram cobradas as seguintes disciplinas dos candidatos:
Confira o conteúdo programático:
Língua Portuguesa: 1. Quanto à compreensão de textos: Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; avaliação do texto sob os seguintes aspectos: recuperação da intenção comunicativa, articulações coesivas, adequação da pontuação, ausência de contradições e adequação à situação comunicativa e ao público-alvo; reconhecimento das variantes linguísticas e avaliação de sua pertinência à situação de comunicação, ao gênero textual e ao público-alvo; reconhecimento do tipo textual predominante no texto; estabelecimento de relações entre textos de diferentes gêneros discursivos. 2. Quanto ao conhecimento linguístico: Classes de palavras: usos e adequação em textos; tópicos de morfossintaxe; acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade; regência e concordância verbal e nominal. 3. Redação Oficial.
Legislação: 1. Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 2. Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 – Normas para Licitações e Contratos da Administração Pública. 3. Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999 – Processo Administrativo Federal.
Conhecimentos Específicos: 1. Gestão Organizacional: Funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar; Hierarquia administrativa; Departamentalização; Estratégia organizacional; Processos organizacionais: fluxograma, manuais, formulários e planilhas. 2. Gestão Pública: Administração direta e indireta; Tipologias da administração pública; Centralização e descentralização; Delegação de autoridade; Princípios da administração Pública. 3. Gestão de Pessoas: Os processos de gestão de pessoas; Liderança e tipos de poder; Recrutamento e seleção de pessoas; Avaliação de desempenho; Treinamento e desenvolvimento; Motivação. 4. Gestão Logística: Princípios e missão logística; Tipos de valor em logística; Estocagem; Almoxarifado e movimentação de materiais; Transportes: classificação e intermodalidade. 5. Gestão financeira: Noções de orçamento público.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.