Mateus Melis • 22/06/2023
Após a autorização de diversos concursos federais, as atenções agora se voltam para os respectivos editais. E conforme demonstrado em documento obtido pelo Direção Concursos, já banca de olho na organização dos certames.
Trata-se da banca Nosso Rumo, que possui sede no estado de São Paulo. No documento encaminhado à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a organizadora apresenta uma ficha técnica com todos os seus detalhes (estrutura organizacional, instalações, além de questões voltadas à segurança no processo de seleção).
Entre os pontos que chamam a atenção no documento, destaca-se o formato das provas. Conforme demonstrado na imagem abaixo, o modelo básico da organizadora consiste em prova objetiva com 50 questões, valendo, no total, 100 pontos. Para ser aprovado, o candidato deve obter um rendimento mínimo de 50 pontos. Veja:
É claro que no documento a banca reforça que o modelo acima corresponde a um estilo padrão básico, sendo que para os concursos federais, o estilo de prova pode ser alterado a critério do governo e conforme o nível de dificuldade exigido por cada cargo.
Cabe destacar também que ainda não está confirmado que a banca Nosso Rumo será a organizadora dos editais federais. Apesar disso, esse é um ótimo indicativo para de que os certames não devem demorar a sair.
Confira o documento completo AQUI!
Está de olho nos concursos federais? Então confira a mentoria do Direção para esses editais. Clique no botão abaixo e inicie agora a sua trajetória rumo à aprovação!
QUERO PASSAR NOS EDITAIS FEDERAIS!
Foram autorizadas, ao todo, mais de 4 mil vagas para os seguintes órgãos:
Nos documentos que autorizaram os novos certames, o ministério deixa claro que o prazo máximo para a publicação dos editais é de seis meses (contados a partir da publicação da autorização). As autorizações saíram no dia 16/6 e, considerando o prazo máximo indicado, os editais serão publicados até o dia 13 de dezembro!
Além do prazo para publicação dos concursos federais, as portarias indicam que o tempo entre o lançamento do edital e aplicação da prova objetiva deverá ser de, no mínimo, dois meses. Saiba mais AQUI!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.