Wanessa Alves • 19/10/2023
Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Ale/PE) um novo Projeto de Lei (PL) que poderá incluir na lista de provas e títulos a certificação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como critério de pontuação e desempate em concursos públicos.
De acordo com o texto do PL n° 001348/2023, o objetivo é estimular a população a realizar cursos em Libras e incentiva que os novos servidores públicos já ingressaram na administração pública com habilidades de comunicação em língua de sinais.
Para o deputado Eriberto Filho (PSB), autor da proposta, a medida é uma forma de fortalecer a dignidade humana e de contribuir para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
“Entende-se que cada vez mais o serviço público deve reduzir as barreiras para receber diretamente as demandas das pessoas com deficiência. Nesse contexto, é importante que os servidores tenham capacitação em Libras, por exemplo, a fim de realizar uma comunicação efetiva com os cidadãos que se comunicam por meio da Língua de Sinais”.
Deputado Eriberto Filho (PSB).
Desde de 2019, circula no Senado Federal o PL n° 6036/2019, a proposta é semelhante ao PL pernambucano, porém, neste caso, o objetivo é que a certificação em Libras seja aceita em provas de títulos de concursos públicos federais e tenha a mesma pontuação dos cursos de especialização ou mestrado.
A proposta é do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB), para o parlamentar a medida é uma forma de inclusão e melhoria no serviço público federal.
“Não se concebe o desenvolvimento do ser humano sem a linguagem. A capacidade de comunicação está diretamente relacionada a caracterização do ser como indivíduo e a sua integração social. A ausência ou limitação da capacidade de comunicação implica, indubitavelmente, severas consequências para o indivíduo, não somente no campo social, mas também na esfera emocional e intelectual, reduzindo a sua autoestima a níveis intoleráveis para a sociedade contemporânea”.
Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB)
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.