Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concursos Policiais: Fenapef comemora unificação de cargos em Minas; “Mais editais”, diz presidente

Concursos Policiais: Fenapef comemora unificação de cargos em Minas; “Mais editais”, diz presidente

Após o anúncio que as carreiras de Escrivão e Investigador serão unificadas na Polícia Civil de Minas Gerais, categorias policiais comemoraram a novidade e se mostraram otimistas de que medida será tomada em outras Polícias Civis. De acordo com a Fenapef, iniciativa pode gerar novos concursos policiais.

Segundo Fenapef, iniciativa de unir as carreiras favorece na diminuição da burocracia, em mais operacionais e em mais vagas em concursos policiais.

Por exemplo, ao invés de 300 agentes e 150 escrivães, uma Polícia Civil teria 450 agentes ou inspetores. “O fluxo de concurso, por ser de apenas um cargo, aumenta”, comentou o presidente da Fenapef.

Segundo Fenapef, diversos sindicatos policiais apoiam a medida e alguns estados já se movimentam para iniciativas similares, como o Ceará e o Sergipe.

Entenda a unificação de carreiras policiais na PC MG (concursos policiais)

Em Minas Gerais, o projeto de lei que trata sobre a unificação das carreiras se trata do PLC 65/2021. Além da reestruturação da Polícia Civil como um todo, o projeto detalha que corporação será formada pelos seguintes cargos:

  • Delegado
  • Inspetor
  • Perito Médico-Legista
  • Perito Criminal

O cargo de Inspetor corresponderá ao que, anteriormente, era Escrivão e Investigador. A transformação será feita de duas formas:

  • 1.919 cargos de Escrivão de Polícia I e 6.737 cargos de Investigador se transformação em 8.656 cargos de Inspetor de Polícia I (nível superior)
  • 971 cargos de Escrivão de Polícia II e 4.564 cargos de Investigador se transformação em 5.535 cargos de Inspetor de Polícia II (nível médio)

Por meio das redes sociais, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, ao comentar publicação sobre novo concurso público, anunciou pela primeira vez que as carreiras de Investigador e Escrivão seriam transformados em um único cargo (concursos policiais).

Na postagem, o chefe da PC MG, Joaquim Francisco Neto, explicou que serão somente 30 vagas para Investigador no próximo concurso policial, “porque os cargos dessa careira deverão ser transformados”.

De acordo com o chefe da corporação, juntamente com o cargo de Escrivão, a carreira de Investigador será transformada em uma nova carreira de inspetor de polícia.

“Menos burocracia na investigação. Não estamos mais na época de Pero Vaz de Caminha”, terminou o comentário. 

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.