Redação Direção Concursos • 26/10/2020
Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prevê alterações na resolução que trata das cotas raciais em concursos públicos para juízes com o objetivo de torná-la mais efetiva.
De acordo com o Grupo de Trabalho responsável pelo projeto, o objetivo das alterações na resolução de cotas apresentadas é diminuir os gargalos do processo seletivo do concurso que foram identificados ao longo do trabalho do grupo.
Segundo o relatório, um dos gargalos à efetivação das cotas é que parte dos candidatos cotistas acabam sendo eliminados ao longo do processo e, com isso, na última fase, as vagas reservadas às cotas acabam se convertendo em vagas de ampla concorrência.
A destinação de 20% das vagas em concursos públicos para a magistratura foi aprovada em 2015, porém, em levantamento realizado em julho deste ano pelo CNJ, apenas 3% dos aprovados foram por cotas para negros.
A expectativa, em estudos realizados em 2015, era de que pelo menos 22% dos magistrados ocupassem o cargo por meio de aprovação em vagas destinadas a candidatos cotistas.
Não há prazo para que as propostas do grupo sejam apreciadas pela presidência ou pelo plenário do CNJ.
A inclusão das cotas raciais em concursos públicos vem gerando polêmica desde a sua implementação. Recentemente uma candidata cotista foi excluída do concurso para o MPU por ser considerada “muito bonita” pela banca examinadora. Veja detalhes clicando no vídeo abaixo:
Diversos tribunais estão com concursos públicos previstos ou editais já publicados, veja:
Concurso TJ AP: o tribunal de justiça do Amapá tem um novo edital previsto e já solicitado. A diretoria-geral do órgão abriu um processo que solicita o preenchimento de vagas nos cargos de técnico e analista. A realização do novo concurso está em análise, confira os detalhes aqui!
Concurso TJ RJ: o edital do concurso para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está temporariamente suspenso devido à pandemia, porém, o desembargador do órgão afirmou que as inscrições serão reabertas. O concurso oferece 160 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. Confira todos os detalhes aqui!
Concurso TJ RS: O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul pegou de surpresa muitos candidatos e tornou pública a contratação do IBGP para a realização do novo concurso para analista judiciário. As vagas, que ainda não tiveram o número publicado, serão para os cargos de desenhista, engenheiro civil e técnico em informática, destinados a candidatos de nível superior e médio/técnico.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.