Redação Direção Concursos • 09/04/2020
Com a pandemia do novo coronavírus, diversas deficiências na saúde dos hospitais federais do Rio de Janeiro (concursos Rio) foram apontadas pelo Ministro da Saúde, Henrique Mandetta.
Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, 8 de abril, o chefe da pasta cobrou a reposição de servidores no quadro de pessoal.
De acordo com a autoridade “são hospitais – do estado do Rio – que o Brasil vai ter que decidir: ou vai fazer um novo concurso público ou vai partir para a contratação de terceirizados, organizações sociais. Mas, nós teremos que decidir porque naqueles hospitais, a grande maioria da força de trabalho está acima dos 50 anos de idade”.
O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ) também se posicionou, a partir da fala do Ministro, sobre a situação calamitosa (termo usado pelo próprio sindicato) dos hospitais federais do Rio de Janeiro e publicou uma nota de repúdio que diz que o estado deve:
“Solicitar a pronta recomposição das carreiras dos trabalhadores da Rede Federal, com a imediata realização de concurso público para provimento dos milhares de postos de trabalho abandonados pelo Governo, onde, mesmo com as precariedades, são realizados transplantes e procedimentos de alta complexidade, com profissionais contratados precariamente e sem perspectiva concreta de continuidade.”
A pandemia do novo coronavírus tem causado alterações também no mundo dos concursos públicos (concursos Rio). No estado do Rio de Janeiro diversos editais estão temporariamente suspensos, como é o caso dos concursos pro TJ RJ e TCE RJ.
De acordo com o TJ RJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares destacou que a pandemia do novo coronavírus restringiu o livre trânsito de pessoas e o regular funcionamento das instituições públicas e privadas. E que, por consequência, as agências bancárias estão adotando um funcionamento diferenciado, o que pode dificultar o pagamento das GRERJ vinculadas às inscrições no concurso TJ RJ.
Já o TCE RJ afirmou, em nota, que as novas datas de realização das atividades e das provas do concurso ainda não foram definidas e serão divulgadas oportunamente.
A organização do concurso TCE RJ reforçou que divulgará a relação final de todos os candidatos com a inscrição deferida, inclusive dos que solicitaram atendimento especial e daqueles que concorrem como pessoas com deficiência, negros, índios e hipossuficientes, na data provável de 20 de abril de 2020.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.