Larissa Lustoza • 11/01/2021
Os concursos TREs podem ser a grande oportunidade de 2021. A PLOA para este ano autorizou 948 provimentos para os tribunais eleitorais.
Some-se a isso o fato de que há vários estados cujos certames estão expirados. Com isso, a expectativa por algum concurso TRE é alta.
Vamos falar, nesta matéria, sobre quais os concursos estão expirados, a divisão de provimentos autorizados para cada, além dos motivos para dedicar os estudos para os TREs.
Acompanhe pelo índice abaixo:
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área de Tribunais. Clique aqui e participe!
De todos os estados brasileiros, os que possuem os concursos vencidos/ expirados são:
Lembrando que, na lista, consideramos as prorrogações. Ou seja, são concursos que estão vencidos e que não possuem mais prazo para prorrogar.
Além destes, há o TSE, cujo último concurso ocorreu em 2012 e sua validade foi expirada em abril de 2016.
Para falar dos concursos TREs com previsão de expirar ainda este ano, é preciso apontar que algumas seleções foram temporariamente suspensas. Entre elas, podem ser citadas:
Além desses TREs, há outros tribunais que tem prazo previsto para expirar este ano. São eles:
Agora, vamos listar os concursos que vão expirar neste ano, considerando também as prorrogações:
Há diversos motivos e razões para acreditar nos concursos TREs. Vamos começar com o seguinte: são 948 provimentos autorizados na PLOA.
Isto quer dizer que o tribunal eleitoral pode utilizar o orçamento para concursos públicos. Este é o primeiro passo: ter verba disponível.
Porém, é importante explicar que a divisão de provimentos autorizados para cada TRE é dado por meio de portaria emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, reforça-se que, em 2017, nomeações para os tribunais eleitorais foram proibidas devido a questão orçamentária.
Mas, aos poucos, assim que a questão financeira era acertada, as regras afrouxaram.
Trouxemos os motivos para crer que teremos concursos TREs, agora listaremos as razões de por que são uma boa escolha de carreira. Nesta matéria, te explicamos melhor, mas realizaremos uma breve síntese abaixo:
Não é possível adivinhar o que será cobrado em um concurso. Sabemos que utilizar editais passados pode servir de ajuda, mas, com os TREs, há uma vantagem.
Há disciplinas obrigatórias nos concursos de tribunais eleitorais. Ou seja, já aprimorando seus estudos nestas áreas, você estará diversos passos à frente. Estas matérias são:
Além disso, sempre estão presentes os seguintes conteúdos:
TÉCNICO JUDICIÁRIO
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA
Por fim, estão cada vez mais comuns de serem cobrados os conteúdos de Administração e Sustentabilidade.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.