Maurício Miranda Sá • 19/05/2020
Muitos órgãos, entidades e empresas privadas vêm buscando se reinventar com a quarentena imposta pela pandemia de Coronavírus (Covi-19). Com a Receita Federal não foi diferente, lançando o CPF Digital.
Foi disponibilizado pelo órgão o aplicativo CPF Digital, desenvolvido pelo Serpro (empresa de tecnologia da informação que presta serviço para órgão públicos), com a versão digital do cartão de CPF.
Além do cartão virtual (digital), o aplicativo também traz um canal de comunicação (atendimento virtual) para auxiliar o cidadão com a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).
O aplicativo exibe o cartão do CPF e também envia notificação com notícias aos usuários do serviço. O aplicativo surge como mais um passo na modernização dos serviços públicos aos brasileiros.
O CPF Digital já está disponível para download na Google Play (para dispositivos móveis/celulares androides) e App Store (para dispositivos móveis/celulares com tecnologia IOS).
O Direção Concursos ensina como fazer seu cadastro no aplicativo. É muito fácil e rápido. Confira:
1 – O primeiro passo é baixar o aplicativo, conforme dito acima, na Google Play ou Apple Store:
2 – O segundo passo é digitar nos campos solicitados o número do seu CPF e sua data de nascimento:
3 – O terceiro passo é aceitar os termos de uso:
4 – O quarto passo é prova de vida. O que é isso? é uma série de informações dadas pelo aplicativo, para que você repita no momento indicado (lista-se, abaixo, as informações dadas pelo aplicativo de 1 a 4).
Após a série de informações, o aplicativo irá abrir uma câmera e você terá que repetir o que é solicitado, como tirar uma foto, virar o rosto para ambos os lados (esquerdo e direito) e sorrir, por exemplo. Veja:
5 – O quinto passo é receber o seu CPF Digital:
6 – O sexto passo é ter o documento CPF Digital válido para uso:
Apesar de o INSS informar que não enviou pedido de autorização de provas em 2021, a entidade vem trabalhando para realizar provas em 2022.
O Direção Concursos lista 5 razões para você NÃO PERDER essa oportunidade. Clique na imagem a seguir e confira a notícia completa:
Gostou dessa matéria? Acesse este link e saiba TUDO SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS e muito mais!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.