Larissa Lustoza • 18/06/2019
Com a aprovação na LOA 2019 para o provimento de 40 vagas para o Senado, muitos candidatos têm esperança de um próximo concurso.
O último edital ocorreu em 2011/2012, com diversas oportunidades para cargos de nível médio e superior. A equipe do Direção Concursos sabe a importância de usar o último edital como base para os estudos, por isso, trouxemos um material completo sobre a seleção de 2011.
Aqui, você ficará sabendo a respeito de:
O último concurso Senado ocorreu 2011 com quatro editais lançados para diferentes cargos: Consultor Legislativo, Analista Legislativo, Técnico Legislativo e Polícia Legislativo. Todos foram organizados pela FGV.
Para o cargo de Consultor Legislativo, foram ofertadas 9 vagas imediatas. Elas foram distribuídas nas subáreas:
Já para Analista Legislativo, foram ofertadas 133 vagas para ampla concorrência e 9 reservadas para PcD. As vagas foram para diversas especialidades em diversas áreas:
Para Técnico Legislativo, foram ofertadas 79 vagas para ampla concorrência e 5 reservadas para Pessoas com Deficiência.
Veja abaixo a divisão de especialidades:
Por fim, o edital de Policial Legislativo ofertou 25 vagas.
Atualmente, as remunerações na carreira legislativa do Senado são bem atraentes. O Técnico Legislativo tem como remuneração inicial, cerca de R$20,5 mil. Já o Analista Legislativo e o Consultor Legislativo, começam a carreira recebendo por volta de R$26 mil. Esses valores já estão com os benefícios somados.
A partir daqui, iremos tratar dos editais de Técnico Legislativo e Policial Legislativo, pois ambos possuem maior demanda e oportunidades para nível médio.
Os editais foram lançados no dia 22 de dezembro de 2011 e as inscrições iam do dia 26 de dezembro a 5 de fevereiro de 2011. As provas foram aplicadas no dia 11 de março do ano seguinte.
Ou seja, ao final, houve um período de aproximadamente três meses entre publicação de edital e aplicação das provas.
O concurso para Técnico Legislativo contou com duas etapas: prova objetiva e provas discursivas. As provas objetivas somavam 120 pontos enquanto a discursiva contava com 40 pontos máximos.
Para Policial Legislativo, as etapas foram:
Tanto para Técnico Legislativo e Policial Legislativo, a estrutura das provas objetivas e discursivas era a mesma. A provas objetivas tinham 70 questões, divididas da seguinte forma:
Para a etapa discursiva, o candidato precisava realizar uma redação e responder uma questão discursiva.
A etapa de Aptidão Física – somente para Policial Legislativo – tinha os seguintes exercícios físicos: flexão de braços, abdominal, barra e corrida. Os índices variam de acordo com o sexo do candidato. Veja abaixo:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.