Victor Gammaro • 16/05/2019
Com contrato assinado com a IBFC, o edital TJMG 2ª instância deve ser publicado a qualquer momento. O contrato entre o TJMG e a banca foi assinado em janeiro O certame já tem projeto básico, e este artigo vai fazer um resumo dos principais pontos do próximo documento.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (2ª instância) oferecerá oportunidades para Oficial e Justiça e Técnico Judiciário.
O edital TJ MG oferecerá vagas disponíveis e formação de cadastro de reserva de cargos do Quadro Efetivo de Pessoal da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais de Oficial Judiciário (Classe D), especialidades: Assistente Técnico de Controle Financeiro, Assistente Técnico de Sistemas e Oficial Judiciário, todos de nível médio de escolaridade.
Para o cargo de Técnico Judiciário (Classe C), especialidades: Administrador de Banco de Dados, Administrador de Rede, Analista de Sistemas, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Estatístico, Médico e Técnico Judiciário, todos de nível superior de escolaridade.
Pacote Completo para Oficial Judiciário (Nível Médio) TJMG 2ª Instância
De acordo com o projeto básico do certame, estima-se que 80 mil pessoas se inscrevam para as vagas oferecidas no concurso público. Porém, claro, é apenas uma estimativa do órgão, de acordo com seleções passadas.
Abaixo, listaremos os conteúdos cobrados nas provas objetivas de múltipla escolha, de acordo com cada especialidade.
Para o cargo de Oficial Judiciário (Classe D), especialidades Assistente Técnico de Controle Financeiro:
Para o cargo de Oficial Judiciário (Classe D), especialidades Assistente Técnico de Sistemas:
Para o cargo de Oficial Judiciário (Classe D), especialidade: Oficial Judiciário
Para o cargo de Técnico Judiciário (Classe C), especialidades: Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Estatístico e Médico
Para o cargo de Técnico Judiciário (Classe C), especialidades: Administrador de Banco de Dados, Administrador de Rede, Analista de Sistemas
Para o cargo de Técnico Judiciário (Classe C), especialidade: Técnico Judiciário
Também haverá prova discursiva. Para o cargo de Técnico Judiciário, especialidade Estatístico, haverá estudo de caso abordando temas do conteúdo programático de conhecimentos específicos.
Para os demais cargos, a prova consistirá em texto dissertativo abordando temas a serem definidos em momento oportuno.
Os valores de inscrição serão entre R$ 70 (para cargos de nível médio) e R$ 90 (cargos de nível superior). A IBFC deverá disponibilizar o seu site para inscrição durante 24 horas por 30 dias ininterruptos.
Será permitida inscrição em mais de um cargo do concurso TJMG 2ª instância.
Pacote Completo para Técnico Judiciário (Direito) TJMG 2ª Instância
A IBFC deverá providenciar os meios necessários para a realização das provas do concurso (objetiva de múltipla escolha e discursiva), na cidade de Belo Horizonte, sendo um dia de prova (somente no domingo), em dois turnos, manhã e tarde, um para os cargos de nível médio e outro para os cargos de nível superior de escolaridade, com duração de 4h30min cada um deles.
Para conferir todos os conteúdos exigidos em cada um dos cargos e especialidades, basta clicar aqui. Vale lembrar que o programa pode sofrer alterações.
A última seleção para o órgão foi em 2011, a prova foi organizada pela Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC, banca que não está entre as postulantes ao próximo edital. No concurso TJ MG 2011, foram ofertadas apenas vagas para formação de cadastro de reserva.
Técnico: o candidato da posição 85 na ampla concorrência foi empossado. Entre as pessoas com deficiência, o último empossado ocupava a posição 340 na classificação geral.
Oficial: o último candidato empossado na ampla concorrência ocupava a posição 408. Já entre os candidatos com deficiência, o último empossado ocupada a posição 5187.
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.