Larissa Lustoza • 16/11/2020
Reeleito por mais de 63% dos votos nas eleições 2020, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSB), prevê convocações de concursos públicos em seu segundo mandato.
Entre as seleções vigentes, há o concurso Guarda Municipal de Belo Horizonte.
Apesar de não ter carregado em seus discursos nenhuma promessa para abertura de novos concursos, Kalil prometeu a ampliação do efetivo de Guarda Municipal.
Inclusive, o concurso para Guarda Municipal para Belo Horizonte foi realizado durante o primeiro mandato, de 2019 para 2020. Além disso, as convocações foram fortemente afetadas pela pandemia.
Outros dois concursos públicos previstos para Belo Horizonte, apesar de não estarem nos discursos das eleições, são as seleções para Educação e Saúde.
No caso da Secretaria de Educação, o Instituto AOCP foi definido como vencedor da licitação e são previstas 213 vagas imediatas, distribuídas em diversas especialidades.
Já a Secretaria de Saúde, a RBO Serviços Públicos foi contratada como banca organizadora para as 558 vagas previstas.
As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!
Enquanto as eleições continuam e os novos prefeitos tomam posse, outras seleções que abrangem o estado de Minas Gerais estão previstas. Veja abaixo um breve apanhado:
PC MG – Os pedidos de reposição vêm enquanto um novo pedido para um concurso PC MG está em andamento. Ao todo, foram requisitas 1.514 vagas requisitadas, distribuídas nos cargos de Analistas, Delegados, Escrivães, Investigadores, Peritos, Médicos Legistas e Técnicos Assistentes.
MPMG – O órgão possui a estimativa de arrecadação por inscrições em concurso a ser realizado em 2021, para membros e servidores. O concurso mais recente ocorreu para Promotor, com edital lançado no segundo semestre de 2019. O edital para servidores teve a última publicação em 2012.
PMMG – Foi realizada a estimava de valor a ser arrecado com inscrições em concurso público, usando como base o valor de inscritos da última seleção. Há uma seleção, no momento, suspensa para Oficial, cujo edital foi lançado em 2020. Já para Soldado, a última seleção ocorreu em 2018.
UEMG -Um valor está estimado para concurso públicos para a Universidade do Estado de Minas Gerais, utilizando como base uma média dos dois últimos exercícios. Neste ano, a universidade realizou processos seletivos para servidores que vão atuar na área mais administrativa. Em 2019, a UEMG realizou concurso público com 301 vagas para professor.
Fundo Especial do Poder Judiciário (FEPJ) – As expectativas aumentam outra vez por um concurso TJ MG. Desde 2019, um novo concurso público para o tribunal era esperado, mas uma mudança na estrutura do órgão afetou o andamento da seleção.
Antes, duas empresas já estavam selecionadas para os concurso TJ MG. Seriam realizados dois concursos públicos, um para a 1ª instância e outro para a 2ª instância.
No entanto, as instâncias foram unificadas e, ao invés de dois concursos, somente um concurso público seria necessário. Por isso, os contratos foram cancelados e novo procedimento vai se iniciar. Para entender melhor a situação do TJMG, clique aqui.
Interessante apontar que, na estimativa da LDO, o valor foi calculado usando como base a realização de dois concursos públicos em 2021.
Ou seja, quem começou a se preparar desde antes, estarão na frente. E para você também estar na vantagem neste concurso tão aguardado, conheça os cursos completos do Direção Concursos.
Clique abaixo e confira os pacotes completos:
Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.