Maurício Miranda Sá • 06/05/2020
O concurso PCDF e o concurso DEPEN, título desta matéria, têm a mesma banca organizadora: a Cebraspe/ Cespe.
Os dois, também, fazem parte do grupo de órgãos que pertecem à segurança pública. Mas será que é uma boa opção estudar, conjuntamente, para o concurso PCDF e concurso DEPEN 2020?
Essa pergunta foi feita ao professor Júlio Ponte, policial legislativo e especialista em concursos da carreira policial.
Antes, vamos a um apanhado geral acerca das seleções!
Com edital publicado para provimento de 309 vagas imediatas, o concurso DEPEN 2020, para o cargo de Agente Penal, abrirá, em 15 de maio, as inscrições para a prova, que tem data prevista para 6 de setembro (2020).
Já o concurso PCDF para Agente da Civil, apesar de já se saber que a banca organizadora será mesmo a Cebraspe/ Cespe (notícia exclusiva do Direção Concursos) o contrato será assinado no dia 6 de maio, às 10h00.
É previsto concurso com 1.800 vagas ainda em 2020, segundo o diretor-geral do órgão.
Após os resumos sobre os concursos citados, vamos à opinião do professor Júlio Ponte acerca do estudo conciliado.
Em que pese toda a situação de instabilidade que estamos vivendo devido à pandemia, os editais de concursos esperados estão sendo publicados – e o DEPEN é só mais um exemplo disso.
Uma pergunta que deve ser feita é a seguinte: o candidato que estava estudando para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), seja para escrivão ou agente, deve migrar para o concurso do DEPEN?
A possibilidade de estudo conjunto deve ser analisada com bastante cautela. Senão vejamos: o que poderia ajudar nessa escolha? Boa parte das matérias básicas é comum! Isso é um traço positivo.
Não deixa de ser um grande atrativo. Mas vamos aos PONTOS NEGATIVOS dessa opção:
Reflita com calma e decida o que for melhor para você! Sucesso na sua escolha.
O ano de 2020 promete grandes oportunidades para a Carreira Policial. Editais como: PCPR, DEPEN, PCDF, PCRJ, PF, PRF, AGEPEN-DF, AGEPEN-MG e Policial Legislativo do Senado estão bem quentes!
Para garantir sua vaga em um destes certames, é fundamental que você inicie sua preparação o quanto antes. Por isso, nós faremos um evento focando nos principais editais policiais previstos para 2020. Inscreva-se aqui e participe gratuitamente!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.