Victor Gammaro • 09/05/2019
Nós do Direção Concursos recebemos, diariamente, dúvidas de como estudar concomitantemente para dois ou mais concursos, e aproveitar o tempo para encaixar matérias no planejamento de estudos.
Desse modo, preparamos uma sequência de concursos que, segundo os coordenadores do Direção Concursos, costumam ser cogitados pelos candidatos que pretendem estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Naturalmente, é preciso analisar cada caso individual para verificar se realmente é possível conciliar a preparação.
Abaixo, elencaremos alguns casos específicos para ilustrar e esclarecer as dúvidas do alunos.
No caso do concurso Receita Federal, vale sublinhar que o edital de Auditor engloba todo o conteúdo de Analista. Portanto, conciliar o estudo é bastante possível. Na prática, quem estuda para Auditor já está se preparando para o concurso de Analista.
Saiba tudo sobre o concurso Receita Federal neste link
Confira no quadro a comparação das disciplinas. Veja que as matérias cobradas somente para Auditor são: administração pública, contabilidade avançada, auditoria e comércio internacional. Naturalmente, dentro de cada matéria podem existir algumas diferenças (ex.: dentro de Raciocínio Lógico-Quantitativo, observa-se que o conteúdo de Estatística de Auditor é significativamente superior ao de Analista):
Muitos também perguntam sobre a possibilidade de conciliar o estudo da Receita com o concurso INSS. Comparamos os conteúdos de Auditor e Analista da Receita Federal com o conteúdo de Técnico do INSS:
Vale citar que boa parte do conteúdo de Direito Previdenciário exigido pelo INSS é cobrado no edital de Direito Tributário da Receita Federal. Assim, o edital da Receita Federal exige grande parte do conteúdo do INSS.
Quem estuda para o INSS também pode manter parte da atenção no concurso para Técnico do TRF 3, que pode ter edital lançado ainda em 2019. Veja no quadro abaixo que boa parte destes editais é comum.
Saiba tudo sobre o concurso TRF 3
A equipe de jornalismo do Direção Concursos já escreveu sobre a chance de conciliar essas duas oportunidades. Para saber mais, clique aqui.
De qualquer forma, veja no quadro abaixo que o conteúdo exigido pelos dois editais é muito similar. A comparação foi feita para o cargo de Técnico, mas para Analista também há enorme sobreposição de matérias. Vale lembrar ainda que a banca organizadora é a mesma para os dois certames: FCC.
Assim, esta é, sem dúvida, uma das melhores possibilidades de conciliação de editais!
O TRF 3 tem sede em São Paulo. Por isso, muitos paulistas pensam em conciliar os estudos entre o TRF3 e TJSP.
Saiba tudo sobre o concurso TJSP – Escrevente
Veja a comparação dos conteúdos:
Também existem conteúdos similares entre TRF 4 e TJ RS. Porém, a parte de Legislação Específica do tribunal gaúcho é extensa. Confira aqui tudo sobre o concurso TJ RS.
O TCDF e o TCU são, provavelmente, os melhores concursos na área de controle. E ambos guardam bastante sinergia entre si. Além da banca normalmente ser a mesma (Cespe/Cebraspe), há grande sobreposição de matérias, como pode ser visto abaixo:
O ano de 2019 promete dois concursos para a Polícia Civil do Distrito Federal: Agente e Escrivão. Ambos os cargos terão centenas de vagas, e remuneração bastante atrativa. Como se observa na tabela abaixo, há grande sobreposição de matérias entre eles:
Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.