Maurício Miranda Sá • 12/08/2020
Home office: a pandemia de Covid-19 (Coronavírus) fez com que muitos serviços fossem repensados no país, e um deles foi o trabalho praticado por servidores e empregados públicos dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) nos quatro entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal).
A mais conhecida dessas mudanças foi, justamente, o teletrabalho (home office) imposto, às pressas, aos agentes públicos. O trabalho à distância, em certa medida, já era previsto no universo da atividade pública, mas em menor medida.
Agora, com um efetivo maior trabalhando dessa maneira, novas regras devem começar a ser estudadas pelos governos. Os servidores públicos federais, no entanto, já começaram a organizar tópicos que devem ser debatidos.
Nesta matéria, fique por dentro desse assunto, mas confira antes este recado do Direção Concursos:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
A principal intenção é na criação de uma ajuda de custo para aqueles que estão nesse tipo de regime laboral. O Ministério da Economia, por outro lado, nega essa possibilidade.
A reivindicação é da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Publico Federal (Fenadsef) e se dá devido aos gastos com internet, eletricidade e equipamentos.
As entidades questionam a Instrução Normativa nº 65, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia que trata das novas regras.
Dentre os pontos polêmicos analisados, estão o custeamento, pelo servidor, de itens para uso no teletrabalho, como estruturar seu ambiente de forma ergonômica, além de assumir os gastos com internet, telefone e energia elétrica.
O Ministério da Economia, através de seu secretário de Gestão e Desempenho Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, falou mais sobre a possibilidade de instituição do teletrabalho após a pandemia. Leia clicando na imagem abaixo:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
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