Larissa Lustoza • 19/08/2019
As provas do último concurso BRB foram aplicadas no domingo, dia 18/8, e muitos candidatos já esperam, com ansiedade, as notas definitivas. Muitos, inclusive, apostam em qual será a nota de corte deste concurso.
Como não é possível saber ainda qual nota mínima que colocará o candidato dentro do número de vagas, a equipe do Direção Concursos juntou as notas de corte do concurso de 2011 nesta matéria.
Ressaltando que o concurso BRB de 2011 foi organizado pela Cespe (Cebraspe) e não houve etapa discursiva – igual ocorreu na seleção mais recente.
Outra diferença é que a prova de 2011 tinha pontuação máxima de 120 pontos. Já no concurso de 2019, as notas na parte objetiva da prova podem alcançar 60 pontos e na parte discursiva, 10 pontos – totalizando 70 pontos em todo o certame.
“Vale lembrar que, na prova de 2011, uma questão errada anulava uma questão certa. Isto, naturalmente, puxa a nota de corte para baixo. Por exemplo, se você acertasse 80% dos itens e errasse 20%, você não teria 80% de aproveitamento, e sim “apenas” 60%”, explica o prof. Arthur Lima.
O professor ainda detalha que “no modelo de prova da IADES isto não ocorre, de modo que podemos esperar notas mais elevadas que no último certame“
Foram ofertadas, no certame de 2011, 100 vagas e possibilidade de entrar no Cadastro de Reserva. Veja a nota de algumas posições e o respectivo aproveitamento:
Perceba que para ser chamado dentro do número de vagas imediatas, o candidato precisava alcançar, no mínimo, 64 pontos. Logo, era preciso acertar 53,3% de todas as questões.
Entretanto, a última convocação daquele concurso foi realizada em 2015 e o último candidato a ser chamado do cadastro reserva ocupava a 1179ª posição. Ou seja, a nota de corte para ser chamado dentro do cadastro de reserva foi de 49 pontos. Com isso, o candidato precisava acertar acima de 40% da prova para ser nomeado.
Confira quais outros concursos são esperados no DF aqui
É importante ressaltar que no concurso de 2011, o candidato para não ser automaticamente eliminado precisava:
Neste concurso de 2019, com os critérios da Iades, o candidato será automaticamente eliminado caso:
Além disso, só serão corrigidas as redações dos candidatos que chegarem até a 800ª posição – que formará o cadastro de reserva do certame.
Segundo banca, houve uma ausência equivalente a 20,02%, do total de 84.317 candidatos inscritos. Ou seja, um total de cerca de 16.880 candidatos faltaram às provas aplicadas no último domingo (18/8).
Confira nossa parceria com salas de estudo e conheça um espaço para aprimorar seus estudos
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.