Logo Direção Concursos
Pesquisa

Nota de corte Sefaz DF 2019

Nota de corte Sefaz DF 2019

O edital para o concurso Sefaz DF foi publicado nesta terça-feira (17/9). Com 40 vagas imediatas e 80 separadas para o Cadastro de Reserva, o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual é desejado por muitos concurseiros.

No entanto, não será um caminho fácil. Organizadas pelo Cebraspe, as provas serão aplicadas no dia 2 de fevereiro com duas etapas (objetiva e discursiva) e com 5 horas de duração. Na área objetiva, serão cobrados os seguintes conteúdos:

  • Português
  • Contabilidade Pública
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Empresarial
  • Direito Penal
  • Economia e Finanças Públicas
  • Tecnologia da Informação
  • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico
  • Auditoria Fiscal do ICMS e do ISS
  • Contabilidade Geral e de Custos
  • Direito Financeiro
  • Direito Tributário
  • Legislação Tributária

Ufa, que conteúdo extenso, não? E para completar, mais uma informação: a etapa discursiva será composta por uma dissertação de 60 linhas e duas questões de 20 linhas cada.

A equipe do Direção Concursos sabe o alto nível exigido nos concursos fiscais. Por isso, trouxemos uma análise sobre qual será a possível nota de corte de Sefaz DF. Levamos em conta diversos concursos fiscais que ocorreram neste e no ano passado.

Com isso, esperamos que o candidato que quer se preparar para este concurso esteja preparado da melhor forma.

Histórico de notas de corte

Como o último concurso Sefaz DF ocorreu somente em 2001, não é possível usar como base a nota de corte de uma seleção tão antiga. No entanto, é interessante observar o histórico de notas de cortes antigas e recentes de concursos fiscais.

Aqui, mostraremos o aproveitamento da pontuação máxima. Ou seja, quanto o último candidato dentro das vagas imediatas acertou do total da prova. Assim, é possível reparar no nível de preparo.

Concursos fiscais recentes

ISS Guarulhos 2019 – 91% de aproveitamento

Sefaz RS 2019 – 83% de aproveitamento

Sefaz SC 2018 – 84,6% de aproveitamento (Auditoria e Fiscalização) e 85,2% de aproveitamento (Gestão Tributária)

Sefaz GO 2018 – 85,5% de aproveitamento

Concursos fiscais mais antigos

Sefaz RS 2014 – 75,38% de aproveitamento

Sefaz RJ 2014 – 65,5% de aproveitamento

Receita Federal 2014 – 74% de aproveitamento (dentro das vagas imediatas) e 71% (excedentes)

TCU 2015 – de 58,8% 65,8% de aproveitamento

Importante ressaltar que a maior parte dos concursos fiscais recentes foram organizados pela Cespe ou pela FCC, que são tradicionalmente mais difíceis que as outras bancas.

Por isso, pode-se esperar uma nota de corte alta neste concurso Sefaz DF.

Então, concursos da área fiscal estão mais difíceis?

Como visto acima, as notas de corte estão aumentando. Perceba que no caso de ISS Guarulhos, o último candidato dentro das vagas acertou 91% da prova. Então, resta a pergunta: o que está acontecendo com os concursos fiscais?

“Concursos da área fiscal estão com notas mais elevadas por dois fatores. Primeiro, que o número de vagas está menor“, explica o prof. Arthur Lima. “Outro fator importante é que mais e mais gente está tendo acesso a uma boa preparação. O ensino on-line particular deu uma boa democratizada”.

A nova realidade, de concursos com menos vagas e candidatos bem preparados, eleva a nota de corte. Consequentemente, o preparo do concurseiro precisa mudar.

“É preciso entender que a realidade é essa: os concursos estão bem concorridos, a concorrência está bem preparada e o número de vagas está menor. Você tem que se preparar para fazer 90%“, aconselha o professor Arthur Lima.

Como se preparar para os concursos fiscais?

A mentalidade de um concurseiro que busca uma vaga no concurso fiscal tem que ser de devorar o edital de cabo a rabo. Não é mais possível só priorizar somente os conteúdos mais importantes. É preciso ter um alto nível de desempenho em todas as matérias.

Por isso, casos como o concurso Receita Federal mostra que é necessário começar a estudar com antecedência. Ao esperar para estudar apenas quando for autorizado, matérias podem ser deixadas de fora ou o estudo estar focado somente no que for mais importante.

Mas isso é uma má técnica? Pelo contrário. Em outros certames, com dedicação total, é possível ter 75% a 80% de aproveitamento na nota final. O problema é que para um concurso fiscal essa nota não é suficiente – como vimos nos históricos acima.

Então, que tal começar a se preparar hoje? Confira os pacotes completos abaixo para diversos concursos fiscais:

Pacote completo combo TCU + TCDF + Sefaz DF

Pacote completo Receita Federal + Sefaz DF

Pacotes completos Sefaz DF

E aproveite o cupom de desconto SEFAZDF2020 para 20% de desconto para os pacotes acima E, atenção, o cupom expira segunda-feira (23/9).

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.