Maurício Miranda Sá • 10/03/2020
Mais concursos no Distrito Federal à vista? De acordo com o que vem pregando o governador Ibaneis Rocha, sim! A autoridade confirmou por meio de redes sociais que já encaminhou a Proposta de criação da Guarda Civil Distrital à Câmara Legislativa do DF.
O projeto conta com a criação de 2 mil vagas para agentes de segurança. Veja a última postagem do mandatário do executivo distrital:
Em entrevista à TV Globo do Distrito Federal, Rocha, entre outros assuntos, abordou o tema segurança pública e, ao criticar o ministro Sérgio Moro, falou, rapidamente, sobre o projeto de lei que pretende criar a polícia distrital.
O governador Ibaneis Rocha, no dia 12 de outubro (2019), informou que há debate a propósito da criação da Guarda do Distrito Federal, que, segundo o mandatário, seria destinada a cuidar dos monumentos do DF:
“Os estudos para a apresentação do projeto que criará a Guarda Distrital estão em andamento. Precisamos ter uma solução para dar mais segurança à nossa população. Vamos terminar os estudos e ampliar com todos os debates”, disse Rocha.
A novidade foi revelada através de reportagem do jornal Metrópoles.
Era previsto que os recursos para a criação desses novos cargos viria na PLOA (Projeto de Lei Orçamentária de 2020) e a discussão seria realizada com todas as corporações, para que a gestão da segurança pública fique inteiramente integrada.
“A nossa intenção é ter uma mão de obra mais barata que possa olhar por nossos monumentos e liberar os nossos policiais para as atividades que realmente que são do dia a dia deles”, continuou o governador.
ACESSE TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO CONCURSOS NESTE LINK
Segundo o representante dos Policiais Militares na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Hermeto, indica ser contrário à proposta, por ser esta uma atribuição da PM DF. Veja:
“Não podemos deixar que tirem atribuições dos policiais militares. Entretanto, vou discutir melhor o assunto com meus companheiros. Sendo um projeto bom, deixando o militares livres para desempenharem suas funções de segurança, pode ser uma alternativa”, frisou.
Já para Chico Vigilante, deputado PTista, a proposta vai gerar o desemprego dos postos de trabalho ocupado pelos vigilantes:
“Não será, em hipótese alguma, uma matéria de fácil aprovação”, falou.
O jornal Metrópoles teve acesso à minuta do Projeto de Lei, que, dentre outras coisas, indica que, para ingressar como Guarda do Distrito Federal, o candidato deverá realizar concurso.
Como dito anteriormente, a Guarda será responsável pela vigilância dos monumentos e bens públicos, além do zelo pela população que frequenta tais locais.
O concurso, caso aprovado o Projeto de Lei, será realizada através e cinco (5) etapas distintas complementares, com caráter eliminatório. São elas:
O salário inicial dos servidores que ingressarem o cargo será apontado de acordo com as classes. Serão quatro classes, veja:
Segundo o Projeto de Lei, serão 2.000 vagas, além de 35 cargos em comissão, 33 postos de chefia de região, além de um coordenador-geral adjunto e um coordenador-geral.
O Distrito Federal está com concursos abertos e previsão de mais concursos na área da segurança pública no DF.
O concurso para Escrivão da PCDF terá provas realizadas no dia 8 de março (2020) e o concurso para Agente da PCDF está na iminência de ter revelada a banca responsável pela próxima seleção.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.