Maurício Miranda Sá • 09/10/2020
Na noite da última quinta-feira (8), foi realizado evento que contou com as presenças de diversas autoridades públicas, entre elas o presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Maia, bem como do ministro da Economia Paulo Guedes, para apresentar a agenda da Reforma Administrativa.
O evento foi realizado pela Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa e, entre os tópicos da agenda prioritária, foi defendia a inclusão dos servidores da ativa e membros de poderes na PEC. Além disso, o grupo propõe a “modernização dos concursos públicos”.
A solenidade marcou o primeiro encontro público entre Guedes e Maia, após as notícias sobre um possível desentendimento entre os dois, nos bastidores do poder político nacional.
Como se sabe, a Reforma Administrativa enviada ao Congresso Nacional pelo governo federal não atingiria os servidores que já se encontram ativos no serviço público.
Portanto, a ideia do governo com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) era de não mexer com aqueles que possuem “direito adquirido”.
O texto original traz novas regras, mas apenas para os futuros servidores, ou seja, para aqueles que ingressarem em um dos cargos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios da aprovação para frente.
O presidente da Câmara apoia o texto e defende que não seja alterado aquilo que vigora no regime atual dos servidores da ativa. Rodrigo Maia acredita que mexer nisso pode “judicializar e atrasar” o processo da PEC.
Ja no caso da Frente Parlamentar Mista, a nova proposta deve ser trabalhada levando em consideração três eixos principais, que são: a redução de distorções, a modernização do processo de gestão de pessoas e a segurança jurídica.
Esse grupo pretende incluir na proposta os servidores da ativa e também membros de Poder. Portanto, as mudanças que deverão ser sugeridas em emendas ao texto original são:
O texto da Reforma Administrativa enviada não englobou “membros dos poderes” e tampouco militares, pois segundo o governo, tais categorias são regidas por regramento diverso.
Rodrigo Maia, por sua vez, acredita que a reforma deve ser mais ampla, atingindo a estrutura de todos os poderes. “Do nosso ponto de vista, nós podemos, sim, tratar de outros poderes”, disse em discurso.
Além das propostas de emenda à Reforma Administrativa, a Frente Parlamentar Mista ainda defende que outras propostas sejam aprovadas em Projetos de Lei específicos.
Para o grupo, esse processo legislativo é mais rápido e depende de menos votos para garantir a aprovação. Porém, esses textos seriam apresentados após a aprovação da PEC. Entre os tópicos, observa-se uma busca pela “modernização dos concursos públicos”.
Segundo reportagem do Portal G1, as propostas que seriam apresentadas pelos parlamentares da Frente Mista são:
Vale o registro de que a Reforma Administrativa está parada na Câmara há mais de um mês, devido à paralisação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desde março, para evitar aglomerações em meio à pandemia do coronavírus.
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.