Mateus Melis • 06/12/2022
Após a aplicação da prova objetiva do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a expectativa do concurseiro fica pela divulgação do resultado das notas do certame, prevista para acontecer no dia 22/12. Mas como é feito o cálculo da nota?
As provas objetivas foram compostas por 120 questões de CERTO ou ERRADO. Cada questão valia 1 ponto, logo, a nota final do aprovado pode ser de até 120 pontos.
Como o Cebraspe aplica o fator de correção, é bem difícil algum candidato atingir a nota máxima do certame. Entender esse esse fator de correção é simples. Veja:
Cada resposta correta do candidato valerá 1 ponto. Caso a resposta esteja incorreta (em discordância com o gabarito oficial do certame), o candidato perderá 1 ponto.
Para não ser reprovado do concurso INSS, o candidato não poderá se enquadrar em algumas das situações a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
As provas objetivas foram aplicadas no dia 27/11 para mais de 1 milhão de inscritos (de acordo com dados da banca organizadora).
Além da divulgação do resultado da prova objetiva, os candidatos inscritos nas vagas PCDs e cotas serão convocados para a avaliação biopsicossocial e procedimento de heteroidentificação. Saiba mais detalhes aqui!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
De todos as Gerências Executivas (GEX), a de Guarulhos (SP) foi a única que apresentou problemas na aplicação das provas objetivas.
Os cadernos de questões não chegaram ao local e candidatos relataram problemas na logística de distribuição dos concurseiros entre as salas.
As provas objetivas para esses candidatos serão aplicadas no próximo domingo 11/12. Os locais de prova já estão disponíveis para consulta e os candidatos podem conferir clicando aqui!
Vale a pena ressaltar que os gabaritos preliminares das provas objetivas já foram disponibilizados na página do Cebraspe. Os professores do Direção Concursos realizaram a correção extraoficial da prova objetiva e todos os detalhes você pode conferir no vídeo abaixo:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.