Maurício Miranda Sá • 14/07/2020
Na última sexta-feira (10/7), de maneira cautelar, o TCE SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina) barrou a posse de 90 auditores fiscais da Fazenda e 17 procuradores do Estado, com vistas à contenção de gastos em meio à pandemia de Covid-19 (Coronavírus) no estado.
Nesta matéria, você irá saberá como se deu a decisão do TCE SC, mas antes lembre que esse órgão tem concurso previsto e que o Direção Concursos tem o melhor material do mercado, com preços que cabem no seu bolso. Confira:
Herneus de Nadal, conselheiro-relator no órgão, tomou a decisão com base em pedido realizado pelas Diretoria de Atos de Pessoal (DAP) e Diretoria de Contas do Governo (DCG) do tribunal, as quais temem que a criação de mais uma despesa permanente, em um cenário que requer contenção de gastos, vai de encontro à realidade financeira a qual vive o estado de Santa Catarina.
O pedido das diretorias (DAP e DCG) também cita a Lei Complementar (LC) 173/2020, que tem entre suas medidas a restrição na contratação de pessoal. Não custa lembrar que a LC não proíbe as reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios (artigo oitavo, inciso IV).
Dentre as razões trazidas na cautelar decidida por Nadal, que foi endereçada aos órgãos interessados (Secretaria de Fazenda e Procuradoria Geral do Estado), o conselheiro-relator determina prazo, para que os órgãos apresentem os documentos solicitados pelo TCE e afirma:
Aproveitando o ensejo desta matéria, lembra-se que uma das seleções mais esperadas na área de controle é o concurso TCE SC, que estava agendado para este ano (2020), mas acabou tendo o edital suspenso, devido à pandemia.
Na decisão, publicada no Diário Oficial (abril/2020), o órgão informa que trabalha para “estabelecer o contingenciamento de gastos, para o enfrentamento dos reflexos econômicos da pandemia do novo Coronavírus no âmbito do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE SC)”. Veja:
Em março, a banca Cebraspe/Cespe foi a escolhida para gerir o concurso e o órgão espera contratar, de forma imediata, 40 novos auditores fiscais de Controle Externo, bem como formar um cadastro de reservas com 120 nomes. As vagas serão destinadas às seguintes especialidades:
Informações do quadro de pessoa do TCE SC indicam que o déficit no órgão é bastante alto, chegando ao montante de 239 cargos vagos em cargos de nível superior, dentre os quais está incluído o cargo de Auditor de Controle Externo, objeto de disputa do próximo edital.
Com a escolha da banca, o Direção Concursos preparou um webnário completo acerca do concurso TCE SC. Veja:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.