Erick Alves • 16/08/2019
16/08/2019Neste artigo vou disponibilizar o meu gabarito BRB de Regime dos Servidores do DF, bem como as provas comentadas e sugestões de recursos para o cargo de Escriturário.
Na verdade, a prova trouxe apenas uma questão sobre o assunto, sem possibilidade de recursos, a meu ver.
Prova BRB Regime dos Servidores do DF – ESCRITURÁRIO
IADES – BRB – 2019) De acordo com a Lei Complementar nº 840/2011, que dispõe quanto ao regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, assinale a alternativa correta:
a) Os adicionais de insalubridade e de periculosidade são cumulativos.
b) Incidência de adicional noturno sobre o adicional de serviço extraordinário é defeso.
c) O subsídio pode ser objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultantes de decisão judicial.
d) A remuneração ou o subsídio dos ocupantes de cargos e funções públicos da administração direta, autárquica e fundacional não podem exceder o subsídio mensal, em espécie, dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
e) Gratificações, indenizações e adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento.
RESOLUÇÃO:
a) ERRADA. Tais adicionais não podem ser acumulados. Conforme o art. 79, §1º da LC 840/2011, “o servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade tem de optar por um deles“.
b) ERRADA. “Defeso” significa “proibido”. Segundo o art. 85, parágrafo único da LC 840/2011, “o adicional noturno incide sobre o adicional de serviço extraordinário”. Portanto, não é proibida a incidência de adicional noturno sobre o adicional de serviço extraordinário.
c) ERRADA. O item inverteu os termos: o subsídio não pode ser objeto de arresto, exceto nos cados de prestação de alimentos resultante de decisão judicial. Veja o que dispõe o art. 117, caput, da LC 840/2011:
Art. 117. O subsídio, a remuneração ou qualquer de suas parcelas tem natureza alimentar e NÃO é objeto de arresto, sequestro ou penhora, EXCETO nos casos de prestação de alimentos resultantes de decisão judicial.
Parágrafo único. O crédito em conta bancária não descaracteriza a natureza jurídica do subsídio ou remuneração.
d) CERTA, nos exatos termos do art. 70 da LC 840/2011:
Art. 70. A remuneração ou o subsídio dos ocupantes de cargos e funções públicos da administração direta, autárquica e fundacional, incluídos os cargos preenchidos por mandato eletivo, e os proventos, as pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não podem exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
e) ERRADA. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento, nos casos e nas condições indicados em lei. Porém, as indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito (art. 74, §§1º e 2º)
Gabarito: alternativa “d”
É isso! Quem tiver alguma dúvida ou comentário, pode postar direto aqui no artigo.
Abraço!
Erick Alves
Erick Alves
Professor de Direito Administrativo e Controle Externo para concursos há mais de sete anos. É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, aprovado em 6º lugar. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.