Marco Tulio • 31/03/2022
31/03/2022Faltam cerca de 2 meses para a prova do concurso TJDFT e muita gente ainda se sente perdida em relação a como estudar determinadas disciplinas.
Por isso, hoje vim trazer dicas para vocês sobre uma parte da prova que muitos menosprezam, mas que pode trazer pontos valiosos para a aprovação, a de CONHECIMENTOS BÁSICOS.
Para os cargos de T.I será cobrada também a disciplina de inglês, portanto, se você for prestar o concurso para um daqueles cargos não deixe de verificar a sua parte do edital, para complementar as informações.
Vamos analisar a divisão de questões de alguns cargos:
1) Analista Judiciário (sem especialidade e oficial de justiça avaliador federal)
10 questões = Língua Portuguesa;
10 questões = Ética no Serviço Público; Regimento Interno; Lei de Organização Judiciária; Provimento Geral da Corregedoria e Provimento Judicial Aplicado ao Processo Judicial Eletrônico;
2) Analista Judiciário (demais especialidades, exceto T.I, que incluirá inglês)
10 questões = Língua Portuguesa;
05 questões = Noções de Direito Administrativo e de Direito Constitucional;
05 questões = Ética no Serviço Público, Regimento Interno e Lei de Organização Judiciária;
3) Técnico Judiciário (área administrativa)
10 questões = Língua Portuguesa;
10 questões = Ética no Serviço Público; Regimento Interno; Lei de Organização Judiciária; Provimento Geral da Corregedoria e Provimento Judicial Aplicado ao Processo Judicial Eletrônico;
Feita essa divisão, vamos tratar especificamente de alguns pontos:
LÍNGUA PORTUGUESA
Temida por muitos quando se trata da FGV, a disciplina de português realmente merece uma atenção especial. A forma da banca cobrar os assuntos é muito peculiar, portanto é fundamental que você resolva provas anteriores para entender o modo dela pensar. Muitas pessoas se assustam, pois em outras bancas conseguem notas altíssimas nessa matéria e quando partem para a resolução de provas da FGV vêem o desempenho cair de forma drástica. Aqui vai uma dica que funcionou para mim: resolva provas anteriores de português semanalmente (apenas da FGV) e pesquise os pontos que você errou, para tentar entender um pouco melhor o que se passa na cabeça dos examinadores (apesar de ser bem difícil kkkkk). De qualquer forma, se a prova vier complicada, vai ser para todos, portanto não ache que o simples fato de ir mal em português vai custar sua aprovação, pois a banca costuma realmente pesar a mão. Mas é claro, se você conseguir uns pontos a mais nessa disciplina isso poderá te colocar nas primeiras colocações. Aqui vale aquela dica que sempre dou: NÃO ERRE QUESTÕES FÁCEIS!! Esteja preparado para garanti-las.
ÉTICA, REGIMENTO INTERNO, ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA, PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA E PROVIMENTO JUDICIAL APLICADO AO PJE
Você deve ter reparado que para Técnico Judiciário e Analista Judiciário (sem especialidade e oficial de justiça avaliador federal), serão destinadas 10 questões para essas 5 matérias. Isso significa que as questões serão divididas proporcionalmente? NÃO, a banca possui total discricionariedade para decidir. Muitas pessoas se preocupam com o custo benefício de estudar tais matérias, afinal são informações totalmente novas para a maioria. Recomendo que essas matérias sejam estudadas somente no último mês (a não ser que já tenha finalizado o restante), para que o candidato consiga reter o maior número de informações possíveis.
Aqui vão algumas dicas de assuntos para você redobrar a atenção:
Ética no serviço público: dentro dessa disciplina foram incluídas algumas partes da lei de improbidade administrativa. Esse é um assunto muito visado pela FGV, portanto, não deixe de estudá-lo (para alguns cargos também estará presente em outras disciplinas da parte básica e da específica).
Também não deixe de fazer uma leitura atenta acerca de princípios e normas de conduta. Quer um exemplo?
O código de ética dos servidores do TJDFT traz a seguinte previsão:
Art. 10. O servidor não poderá omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária à pessoa interessada ou à Administração Pública, sendo condenável a prática da opressão, da mentira e do erro.
Também podemos utilizar provas antigas do TJDFT (apesar de não serem da FGV) para que possamos compreender quais assuntos possuem maior relevância dentro de cada disciplina. Vamos para mais alguns exemplos:
LEI DA ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DO DF E DOS TERRITÓRIOS
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-DFT Provas: CESPE – 2015 – TJ-DFT – Analista Judiciário – Judiciária
Acerca da organização judiciária do DF e dos territórios, julgue o item a seguir.
O TJDFT tem competência originária para processar e julgar o governador e o vice-governador do DF em crimes comuns e de responsabilidade.
A resposta dessa questão está no seguinte dispositivo da lei da organização judiciária:
Art. 8o Compete ao Tribunal de Justiça:
I – processar e julgar originariamente:
a) nos crimes comuns e de responsabilidade, os Governadores dos Territórios, o Vice-Governador do Distrito Federal e os Secretários dos Governos do Distrito Federal e dos Territórios, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral;
Resposta = ERRADA. O TJDFT não é competente para processar e julgar o Governador do DF. Repare que a lei trouxe “Governadores dos Territorios” e “Vice-Governador do DF”.
As bancas realmente costumam ser traiçoeiras em relação a detalhes como esses, portanto, redobre sua atenção quando estiver diante de informações como essas.
REGIMENTO INTERNO
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-DFT Prova: CESPE – 2015 – TJ-DFT – Técnico Judiciário – Administrativa
Com base nas disposições do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), julgue o item a seguir.
Se um desembargador afastar-se por mais de trinta dias, um juiz de direito substituto, de segundo grau, será designado para substituí-lo. No período da substituição, o juiz exercerá as atividades jurisdicionais e administrativas na turma integrada pelo desembargador substituído.
A resposta para essa questão está nos seguintes artigos do Regimento Interno do TJDFT.
Art. 60. Em caso de afastamento de desembargador por período superior a 30 (trinta) dias e de vacância do cargo, a substituição caberá ao juiz de direito substituto de segundo grau localizado na respectiva Turma ou, não sendo possível, mediante designação do Presidente do Tribunal.
Parágrafo único. Durante o período de substituição, a atividade jurisdicional do substituto poderá abranger os processos anteriormente distribuídos ao desembargador substituído.
(…)
Art. 64. Os juízes de direito substitutos de segundo grau integram classe especial da magistratura de primeiro grau e exercerão atividade exclusivamente jurisdicional no auxílio aos órgãos de segundo grau e na substituição de desembargadores
Resposta = ERRADA. Grave bem essa informação: os juízes de direito substitutos de segundo grau exercerão atividade EXCLUSIVAMENTE JURISDICIONAL. O erro da questão está em atribuir a esses juízes as atividades administrativas.
As dicas que passei também valem para as demais disciplinas, como Provimento Geral da Corregedoria e Provimento Judicial Aplicado ao PJE.
O mais importante é que você esteja preparado para perceber os detalhes mais relevantes durante os seus estudos. Porém, sabemos que há uma grande quantidade de informações e nem sempre é possível conseguir se lembrar de todas. De toda forma, não deixe que isso tire o seu sono, você não vai estar concorrendo com pessoas que são especialistas nessas matérias (se a pessoa disser que sabe tudo sobre esses assuntos, tem algo errado, provavelmente tem deixado de lado os conteúdos mais relevantes das demais disciplinas).
Aqui vão algumas recomendações:
Espero que tenham gostado das dicas que trouxe hoje. Podem contar comigo nessa caminhada rumo ao TJDFT, estamos ansiosos para receber vocês de braços abertos!
Estou à disposição no meu instagram.
Marco Tulio
Marco tem 22 anos, é servidor do TJDFT, formado em Gestão Pública. Ingressou no serviço público aos 19 anos, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e coleciona aprovações em concursos de âmbito federal, como: MPU, TST, STJ, STM. Um aluno que era mediano, mas decidiu mudar a sua vida através dos estudos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Marcel Guimarães • 2 de junho de 2022
Olá, pessoal! Aqui é o professor Marcel Guimarães. Segue minha sugestão de recurso para uma questão de AFO da prova do concurso TJDFT 2022 – cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa. Questão 25 (Prova Tipo 1 – Branca – Conhecimentos Específicos) – concurso TJDFT Os representantes do Poder Legislativo têm a competência de propor […]
Marco Tulio • 2 de junho de 2022
Faltam cerca de 2 meses para a prova do concurso TJDFT e muita gente ainda se sente perdida em relação a como estudar determinadas disciplinas. Por isso, hoje vim trazer dicas para vocês sobre uma parte da prova que muitos menosprezam, mas que pode trazer pontos valiosos para a aprovação, a de CONHECIMENTOS BÁSICOS. Para […]
Ozana Santos • 2 de junho de 2022
Olá pessoal. Tudo bem? O edital do concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) já foi publicado! São, ao todo, 112 vagas para cargos de Analista e Técnico Judiciário. Para você que deseja ingressar em um dos melhores tribunais do país, é necessário uma boa preparação! Por isso estou aqui para apresentar […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.