Vitor Macau • 13/01/2022
13/01/2022O direcionamento nos estudos é fundamental, e por isso quanto mais informações você tiver sobre as provas, mais você poderá direcionar os seus estudos. Com a matéria de Direito Tributário, não é diferente.
Pensando nisso, fizemos um “raio-x” das provas de direito tributário aplicadas em 2021, com foco em evidenciar as bancas dominantes, e também os assuntos mais cobrados em direito tributário. Utilizamos o filtro da Assinatura Ilimitada do Direção, na parceria com o QConcursos.
Ao todo, foram 84 questões de Direito Tributário, e deste total podemos constatar uma prevalência sobre os temas Limites Constitucionais (12% – com destaque ao assunto “imunidade tributária”), Crédito Tributário (15% – com destaque aos assuntos “lançamento e suspensão/ extinção do crédito tributário”) e Impostos (29% – com destaque aos assuntos constantes “sistema tributário nacional – art. 153/156 CF/88).
Apesar dos temas acima serem os mais cobrados, podemos observar um certo equilíbrio nos demais assuntos (estatisticamente, os demais temas ficaram em uma mesma média, entre 8%), ao contrário do que se observava em anos anteriores
Que felizmente ou infelizmente as provas estão, gradativamente, deixando de privilegiar poucos assuntos e estão explorando todos no âmbito do Direito Tributário! Isso faz com que sua preparação precisa ser mais minuciosa, sem deixar “de lado” nenhum assunto!
Pela avaliação das provas, percebemos que as bancas mais tradicionais – Cebraspe e FGV – estão exigindo o conhecimento de jurisprudência para resolver as questões. Então, caso o seu interesse seja os concursos Estaduais (dominados por estas bancas mais tradicionais), estudar as súmula também os informativos recentes são fundamentais
Bons estudos à todos. Fico disponível para qualquer tipo de dúvida sobre a disciplina em questão! Confira aqui os cursos do Direção para a área fiscal!
Abraços,
Vitor Macau – @professorvitormacau
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Vitor Macau
Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.