José Maria • 13/03/2022
13/03/2022Prezados Alunos,
Eis o gabarito comentado da prova de Língua Portuguesa do TCU.
Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
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Gabarito Extraoficial: Letra A
Letra A – ERRADA – O último parágrafo do texto não é propriamente um resumo, mas sim uma ampliação do que fora explicitado. Inicialmente o texto nos diz que espécies têm sido extintas. Ao final, confirma-se essa ideia e acrescenta-se que nossa vida tende a ficar mais empobrecida.
Letra B – CERTA – Como dito, no último paragrafo confirma-se a ideia de que as espécies estão sendo extintas e acrescenta-se que nossa vida tende a ficar mais empobrecida.
Letra C – CERTA – De fato, na argumentação são listadas as diversas espécies extintas de forma cronológica.
Letra D – CERTA – Como dito, o texto traz, de forma cronológica, a sequência de espécies extintas.
Letra E – CERTA – De fato! É o caso de “Primeiramente”, “Posteriormente” e “Por fim”.
Gabarito Extraoficial: Letra D
Letra A – ERRADA – O item se equivoca ao dizer que não há nada no texto que justifique o adjetivo “modesto”. Ora, ao afirmar que que o restaurante é pouco frequentado e ao descrever o espaço, o texto dá a entender que se trata de um lugar simples.
Letra B – ERRADA – O restaurante é pouco frequentado. Em nenhum momento, dá-se a entender que seja frequentado pela elite.
Letra C – ERRADA – O restaurante, como dito, é modesto, e não sofisticado.
Letra D – CERTA – Existe a possibilidade de as cores das toalhas fazerem menção à nacionalidade da comida. Veja bem, o texto não atesta isso, mas levanta uma possibilidade plausível.
Letra E – ERRADA – Achei bem cruel esta alternativa. O erro está em afirmar que “pálido” é um adjetivo de relação. Lembremos que o adjetivo de relação não pode ser anteposto ao substantivo e não admite intensificação, o que não é o caso de “pálido”.
Gabarito Extraoficial: Letra E
A compreensão faz alusão aos explícitos. Já a interpretação, aos implícitos – inferências.
Na letra A, as malas – elemento explícito – geram a significação da viagem. Trata-se de uma compreensão.
Na letra B, a família no topo da colina – elemento explícito – mostra que os personagens estão num lugar alto. Trata-se de uma compreensão.
Na letra C, as máscaras – elemento explícito – evidenciam o contexto da pandemia.
Na letra D, o laço na mão – elemento explícito – evidencia a intenção de laçar.
Na letra E, não há, no texto, elementos explícitos que evidenciem a expectativa da família. É necessário inferir – interpretar – que a família espera fugir do nosso mundo tomado pela pandemia.
Gabarito Extraoficial: Letra D
Na letra D, o advérbio “certamente” e o adjetivo “impressionante” evidenciam uma opinião do autor.
Gabarito Extraoficial: Letra C
Letra A – ERRADA – Não se trata de uma narração, e sim de uma descrição.
Letra B – ERRADA – Temos vários exemplos de situações concretas que ilustram alergia.
Letra C – CERTA – A introdução traz exemplos de informações preciosas – evolução semântica de cada uma das palavras e datação das ocorrências dessas palavras. Essas informações despertam o interesse do leitor por adquirir a obra.
Letra D – ERRADA – Não foi feita menção a nenhum fato histórico.
Letra E – ERRADA – Há até um questionamento, mas indireto, não explícito, portanto. Ao começar o texto com “Não sei o que fazer”, o texto expressa uma dúvida.
Gabarito Extraoficial: Letra C
Letra A – ERRADA – O texto não apresenta, de forma explícita, uma recomendação ao final. O desfecho “Xô, tristeza” faz menção à cura da doença “Tristeza Parasitária”.
Letra B – ERRADA – Como dito, a frase final é uma alusão à cura da doença “Tristeza Parasitária”.
Letra C – CERTA – De fato! O texto se dirige especificamente a fazendeiros que lidam com a doença em seus rebanhos. O texto parte do pressuposto que o seu público-alvo conheça os termos “Babesiose” e “Anaplasmose”, tanto que não são apresentados os seus dignificados no texto.
Letra D – ERRADA – Não se explicitam as vantagens em relação aos concorrentes.
Letra E – ERRADA – Não se faz no texto um apelo à ação. Como dito, não temos um pedido ou recomendação explicitados no texto.
Gabarito Extraoficial: Letra D
Letra A – CERTA – De fato! Foi feita uma generalização equivocada, partindo-se apenas de exemplos pontuais.
Letra B – CERTA – De fato! O foco é desviado da acusação para quem faz a acusação.
Letra C – CERTA – De fato! São duas únicas saídas: ou a prefeitura ajuda ou as empresas fecham. Não há soluções intermediárias.
Letra D – ERRADA – O texto parte da premissa de que, para um país ser considerado pobre, é necessário que todos passem fome. Trata-se de uma premissa falsa obviamente. Note que o problema não está na conclusão – decorrência lógica das premissas apresentadas -, mas sim na premissa falsa apresentada.
Letra E – CERTA – De fato! Fala-se que ele era o melhor, porque era o mais adequado. Aceita-se isso como verdade, sem a apresentação das devidas justificativas.
Gabarito Extraoficial: Letra A
Letra A – CERTA
Letra B – ERRADA – O correto seria: “O chefe retrucou que iriam terminar a tarefa e voltar para suas casas”.
Letra C – ERRADA – Cuidado! A expressão “é que” não integra o discurso. Trata-se de uma expressão expletiva ou de realce. Não sofre alteração, portanto, na transposição para o discurso indireto.
Letra D – ERRADA – O correto seria: “A funcionária pensava como podia deixar que a usassem”.
Letra E – ERRADA – O correto seria: “O funcionário explicou que o relatório só ficaria pronto depois do dia seguinte”.
Gabarito Extraoficial: Letra E
O autor apresenta sim argumentos que contradizem a opinião apresentada. Ao citar Sócrates, Cícero e Marco Antônio, cita exemplos de pagãos, e não por isso isentos de moral.
Gabarito Extraoficial: Letra E
Letra A – ERRADA – O texto 2 avalia os prós e os contras do argumento de autoridade tomado como incontestável.
Letra B – ERRADA – O primeiro texto não contraria a validação incontestável do argumento de autoridade.
Letra C – ERRADA – No texto 1, não há condicionamento para validar, de forma absoluta, o argumento de autoridade.
Letra D – ERRADA – O texto 2 avalia os prós e os contras do argumento de autoridade tomado como incontestável.
Letra E – CERTA – De fato! O texto 2 pondera os prós e os contras de se tomar como absoluto o argumento de autoridade; também cita os prós e os contras de se adotar um juízo próprio.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
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