Igor Cintra • 23/09/2021
23/09/2021Pessoal, no dia 20/09/2021 eu comentei as questões de Contabilidade Geral da prova da PC/SE aplicada pela banca CESPE. Naquela oportunidade eu mencionei que poderíamos ter problema em algumas questões quando os gabaritos preliminares fossem divulgados.
As expectativas de confirmaram e resolvi escrever este artigo com sugestão de recursos para vocês.
Vamos, então, à análise das questões que julgo serem problemáticas.
Assertiva: Enquanto um acréscimo no saldo da conta depreciação acumulada gera impacto negativo sobre o patrimônio líquido, um débito não necessariamente melhora a situação patrimonial líquida da entidade.
Gabarito Preliminar: C
Recurso: A assertiva menciona que o acréscimo de saldo da conta Depreciação Acumulada gera impacto negativo sobre o patrimônio líquido, fato com o qual não concordamos dado que a depreciação de um item pode gerar a apropriação de uma despesa no resultado ou o reconhecimento de um custo de produção.
Segundo o item 13.6.5 do Manual Fipecafi (pg. 831, 2ª edição), que trata do Registro Contábil da Depreciação:
“O lançamento contábil para registrar a depreciação é como segue:
Despesas de Depreciação (ou Custos de Produção)
a Depreciação Acumulada
Esse lançamento registra um débito às contas de despesas do período (ou custos, se os ativos forem usados na produção) e um crédito à conta de Depreciação Acumulada, conta credora que demonstra o total da depreciação acumulada até a data, e é apresentada nas demonstrações contábeis como redutora da conta de custo dos respectivos itens do ativo imobilizado. A depreciação é reconhecida como despesa ou como parte do custo de outro ativo em formação a partir da data em que o imobilizado a ser depreciado está disponível para uso, o que acontece quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação deixa de ser reconhecida quando o imobilizado for classificado como mantido para venda ou quando for baixado, o que ocorrer primeiro.”
Conclui-se, portanto, que a depreciação de máquinas e equipamentos de uma indústria é apropriada ao custo do produto, e não como despesa do período. Adicionalmente, a depreciação de máquinas e equipamentos utilizados no processo de desenvolvimento de intangíveis gerados internamente são reconhecidos no custo de tal item, e não como despesa do período.
Consequentemente, conclui-se que não podemos afirmar que o acréscimo de saldo da conta Depreciação Acumulada gera impacto negativo sobre o patrimônio líquido.
Solicitamos, em função das razões acima, a alteração do gabarito da assertiva de correta para incorreta.
Assertiva: Um fato contábil modificativo e um fato contábil permutativo necessariamente diferem no número mínimo de contas que seus registros exigem.
Gabarito Preliminar: C
Recurso: A assertiva menciona que um fato contábil modificativo e um fato contábil permutativo necessariamente diferem no número mínimo de contas que seus registros exigem, fato com o qual não concordamos.
O registro de fatos permutativos, que são aqueles que não prococam alterações no valor da situação líquida, envolve no mínimo duas contas contábeis patrimoniais.
O registro de fatos modificativos, que são aqueles que necessariamente envolve apropriação de contas de resultado, também envolve no mínimo duas contas contábeis, uma de resultado e outra patrimonial.
Portanto, ambos os fatos contábeis tem como característica exigir um registro em no mínimo duas contas contábeis.
Apenas ressaltamos que o registro de fatos mistos envolve no mínimo três contas contábeis.
Como a assertiva cita fatos permutativos e modificativos conclui-se que não há divergencia entre o número mínimo de contas envolvidas num lançamento contábil, razão pela qual a assertiva está claramente equivocada.
Solicitamos, em função das razões acima, a alteração do gabarito da assertiva de correta para incorreta.
Pessoal, estas são as duas questões que julgo problemáticas. Impressionante como a banca CESPE tem elaborado questões problemáticas em suas últimas provas.
Entrem com recursos e vamos tentar alterar esse gabarito preliminar.
Grande abraço e bons estudos!
Igor Cintra
Igor Cintra é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (ICMS/SP), onde exerce a Fiscalização Direta de Tributos. Possui vasta experiência em concursos públicos, tendo ocupado o cargo de Auditor Fiscal do Município de São Paulo (ISS/SP) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Igor Cintra • 23 de setembro de 2021
Pessoal, no dia 20/09/2021 eu comentei as questões de Contabilidade Geral da prova da PC/SE aplicada pela banca CESPE. Naquela oportunidade eu mencionei que poderíamos ter problema em algumas questões quando os gabaritos preliminares fossem divulgados. As expectativas de confirmaram e resolvi escrever este artigo com sugestão de recursos para vocês. Vamos, então, à análise […]
Igor Cintra • 23 de setembro de 2021
E aí, pessoal, tudo bem? Elaborei a correção extraoficial das questões de contabilidade do concurso da PC/SE 2021, para o cargo de Agente, que teve provas objetivas aplicadas neste domingo (19/09/2021). Confesso que não gostei de algumas questões, que tinham enunciados confusos e pouco objetivos. Ou seja, a prova contou com algumas questões que certamente […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.